Penápolis, Quarta-Feira, 20/09/2017 PrincipalFale conosco

Finados- 31/10/2011

DIA DE FINADOSCELEBRAÇÃO DESTA VIDA ETERNA QUE NÃO VAI TERMINAR NUNCA. POIS A VIDA CRISTÃ É VIVER EM COMUNHÃO ÍNTIMA COM DEUS, AGORA E PARA SEMPRE”
“Eu Sou a Ressurreição e a Vida”, disse o Senhor. (Jo 11,25)

“Se ele, Judas Macabeu, não cresse que os mortos vão ressuscitar, orar em favor deles seria uma tolice. Mas foi um pensamento santo e piedoso mandar orar e oferecer sacrifícios em favor dos mortos”. (Livro Segundo Macabeus 12,44-45)

Desde o início da Igreja, os cristãos rezam pelos falecidos; costumavam visitar os túmulos dos mártires e rezar pelos que morreram. O dia de Finados , como celebramos hoje, começou a existir a partir do ano 998 D.C. Foi introduzido por Santo Odilon, ou Odílio, abade. Ele determinou que os monges rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos. Quatro séculos depois, o Papa, em Roma, na Itália, adotou o dia 2 novembro como o dia de Finados, ou dia dos mortos, para a Igreja Católica.
O dia de Finados é o dia da saudade, da esperança e da fé. Dia da saudade, porque todos nós amamos os nossos entes queridos e continuamos amando-os mesmo tendo eles partido para a Casa do Pai, pois eles estão vivos. Dia da Esperança, porque esperamos compartilhar com eles da plenitude da vida do Cristo Ressuscitado. Dia da fé, porque continuamos ligados aos nossos irmãos que partiram para a casa do Pai, por meio da maravilhosa comunhão dos santos que nos une a todos como batizados. Nós somos uma só Igreja: caminhante neste mundo e triunfante na vida de ressuscitados. Somos todos unidos pela fé e pelo Batismo num só corpo: A IGREJA, CORPO DE CRISTO (1Cor. 12,27). Uma Igreja viva,como nos garante a Palavra do Senhor: “Eu sou a Ressurreição e a Vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (João11,25).
Finados não é, pois, um espaço para chorar um fim. É o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. É o dia do amor, porque amar é sentir que o outro não morrerá nunca. É o dia da lembrança e da certeza de que um grande Amor nos espera, pois “Não nascemos para morrer. Morremos para ressuscitar.