Semana da Juventude de Penápolis- 26/07/2011

A Semana da Juventude (SEJU) de Penápolis aconteceu este ano de 17 a 23 de julho, envolveu jovens de diversos grupos da cidade, contando com a organização dos grupos de jovens da Pastoral da Juventude (PJ) presentes na cidade, com a juventude da 1ª Igreja Batista e com a juventude da Igreja Metodista.
Essa Semana da Juventude foi bem participada, com a participação de 50 a 100 jovens todas as noites. Ela iniciou no domingo, dia 17, com a abertura nas três Igrejas, no Santuário São Francisco com uma Missa toda voltada aos jovens, e com os cultos nas Igrejas Batista e Metodista. Depois, na terça-feira, dia 19, houve uma noite de apresentações teatrais, no salão do Santuário, proporcionada pelo grupo de teatro “Identidade”, vindo de Três Lagoas (MT) somente para esta apresentação. Foi uma noite muito bem participada.
Na quarta-feira, no Santuário, foi enfocada a realidade da “pessoa do jovem”, com a assessoria da psicóloga Joana Paro. Ela abordou de modo bem interessante diversos temas que tocam à juventude, por exemplo, afetividade, vocação, religiosidade, convivência, buscas, sonhos, entre outros. Na quinta-feira, o encontro aconteceu à noite na 1ª Igreja Batista, com a participação de muitos jovens e com a assessoria do Irmão Kiko, religioso de Lins que tem longa experiência em trabalhos com a juventude. Ele abordou “o jovem e a comunidade”, expondo de modo muito dinâmico, com atividades em grupos, encenação e partilha a realidade das comunidades hoje e o que é realmente ser comunidade, onde um zela pelo outro.
Na sexta-feira, o encontro foi na Igreja Metodista, com a temática “o jovem e a sociedade”, com a discussão em grupos sobre o jovem na sociedade atual, depois com o convite para nos organizarmos em vista da Conferência Municipal de Juventude, a realizar-se em setembro próximo, e com a descontraída e muito interessante fala do professor Roberto Bíscaros. Ele abordou “o jovem e a mídia na sociedade”, falou um pouco de sua experiência como albino, de como usou de um blog para divulgar informações aos albinos, passando até semanas divulgando esse material por e-mails, nos mostrando um uso social que pode ter a mídia através de nós; tratou também de bullying, sobre a marginalização do diferente e da agressividade que é o preconceito.
Por fim, no sábado à tarde, no Santuário, tivemos uma apresentação teatral e um tempo de esporte e integração. Esse momento contou com o apoio da Secretaria de Cultura de Penápolis. Também muito apoiou essa Semana a Secretaria de Esportes e Juventude da cidade.
Esta Semana da Juventude já acontece em Penápolis desde a década de 80, com o objetivo de reunir os grupos de jovens para debates, maior integração, lazer e principalmente valorizar a juventude como um dom e sujeito na sociedade nos dias de hoje. E esse ano com caráter ecumênico, uniram-se três Igrejas a partir da juventude, pois a religião e a fé não nos devem dividir, muito antes nos unir e levar-nos a buscar um mundo melhor em que a juventude seja mais valorizada e atuante.