Vigília Regional da Juventude- 10/06/2011

A Vigília da Juventude da Região Penápolis aconteceu no sábado 4 de junho, contando com a participação de cerca de 200 jovens, vindos de quase todas as paróquias da região.

Em sintonia com a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá em agosto próximo, reunindo dois milhões de jovens na Espanha com a presença do Papa Bento XVI, e com a Jornada Diocesana da Juventude, que foi lançada em nossa Diocese de Lins em outubro do ano passado até julho deste ano, esta Vigília foi um evento que marcou a nossa região de Penápolis. Dentro do objetivo dessas Jornadas em se valorizar a realidade da juventude, sua evangelização e fortalecê-la diante de tantos desafios e dificuldades que enfrentam os jovens nos dias de hoje, esta Vigília Regional expressou bem isto.

Esta Vigília contou com uma caminhada, iniciando às 18h com uma visita breve à Cooperativa de Reciclagem de Penápolis, depois com uma oração e logo se seguiu em caminhada orante, com muitos cantos, encenações e momentos de reflexão sobre a juventude e o meio ambiente, uma vez que a data precedia o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Finalizou-se com a chegada ao Santuário São Francisco de Assis de Penápolis, contando com um momento celebrativo e um lanche de confraternização dos jovens.

Destacamos que esta Vigília foi preparada por jovens de diversos grupos, como Pastoral da Juventude, Cursilho, jovens do ECC, da RCC, acólitos, crismandos, entre outros, contando com o apoio de alguns religiosos. Foi uma oportunidade em que estes vários grupos puderam para se aproximar mais, e os jovens de várias comunidades se integrarem a partir da caminhada, da oração, dos cantos e principalmente da valorização da vida da juventude e do meio ambiente.