“DÍZIMO: FAÇA A EXPERIÊNCIA”- 21/05/2011

“DÍZIMO: FAÇA A EXPERIÊNCIA
Neste final de semana, o Santuário São Francisco de Assis e suas comunidades, estão realizando, através de encontro com as lideranças e nas missas, um trabalho de conscientização sobre o Dízimo com a presença dos Missionários para a Evangelização e Animação de Comunidade ( MEAC),“uma associação de caráter religioso e beneficente, constituído por missionários leigos consagrados à evangelização e à formação social. O “MEAC” tem por finalidades principais: a formação de leigos, vivendo o espírito missionário, integrados na Pastoral da Igreja local e que se dedicam à evangelização, anunciando a mensagem de Cristo e relatando experiências de vida cristã; promovendo o aperfeiçoamento humano-espiritual do povo e seus membros” e, ainda, conscientizar as comunidades sobre o valor e a importância da participação na Pastoral do Dízimo.
Existem, ainda, muitos irmãos e irmãs que, ao ouvirem falar sobre o dízimo, dizem: “eu contribuo sim com o dízimo, e acrescentam: faço várias obras sociais e filantrópicas. Quando vou à missa, faço minha oferta. Estou, enfim, presente em todas as festas e promoções da Paróquia”. Com certeza, esses irmãos e irmãs estão praticando grandes obras e devem prosseguir, estão de parabéns, mas, no estrito sentido do termo, do significado e da proposta, o Dízimo é outra coisa. Ele é, antes de mais nada, um ato de agradecimento a Deus, que nos dá tanta coisa e, também, a consciência de nossa pertença a uma comunidade e da nossa responsabilidade pela mesma. O Dízimo, na sua plenitude, é uma das maneiras concretas de expressar a nossa fé , o nosso agradecimento e a nossa co-responsabilidade em relação às necessidades da comunidade cristã, não só as econômicas, mas também as evangelizadoras e sociais.
O dízimo, enfim, me lança num mundo novo, participativo e responsável, que vai muito além de uma simples experiência financeira. Descubro, com isso, alguns aspectos importantes em relação à minha participação nesta pastoral, com a minha fiel contribuição:
·         A comunidade se reúne num Templo para o culto, as celebrações. Outros encontros acontecem em prédios anexos à Igreja e a serviço dela. A manutenção de tais imóveis tem um alto custo, que o Dízimo deve cobrir. Além da manutenção dos prédios, reformas e construções, temos outros gastos: Água, luz, telefone, salário dos padres e dos funcionários, vinho, hóstias, material de limpeza e muitas outras modalidades de conservação.
·         Com a participação no Dízimo temos, ainda, condições de socorrer os mais necessitados da paróquia, promovê-los, oferecer-lhes cursos de formação, encontros e tantas outras oportunidades que lhes ofereçam a possibilidade de uma melhor e mais digna qualidade de vida. Chamamos este aspecto de Dimensão Social.
·         No campo da Evangelização, a catequese, as missões populares, os gastos com as Pastorais, os folhetos dominicais, a ajuda ao seminário e outros...
Por fim, como posso ser dizimista? Que quantia uma comunidade necessita para a sua sobrevivência? São estas e outras questões importantes que os missionários leigos do “MEAC” vão nos ajudar a refletir e esclarecer. Vamos, então, participar com alegria e disponibilidade.Não se esqueça que o Dízimo nasce das profundezas do nosso coração, por isso, “cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria...” (2Cor. 9,7).  Faça a experiência... Só depende de você. Por isso, rezemos: “Aceita Senhor, com meus Dízimos, a minha gratidão. Quero ser membro ativo da Igreja. O Senhor me dá tanto dons. A começar pela própria vida. Eu quero devolver em forma de serviço, em forma de oferta no amor da Santíssima Trindade. Aceita Senhor, o meu desejo de participar na missão da Igreja de santificar, de ser anúncio da Boa Nova de Jesus Cristo de transforma o mundo para ser de paz e de prosperidade para todas as pessoas. Aceita Senhor, minha oferta, fruto do meu trabalho e sacrifício de cada dia. Não quero me omitir e nem dar só uma esmola. Sou dizimista porque Deus supre a cada dia as minhas necessidades. Bendito Seja Deus…Que nos abençoou em Cristo. Amém”
Fraternalmente
Frei Alonso Ap. Pires