Aconteceu a Caminhada penitencial pela Vida no Planeta!- 12/04/2011

No domingo, 10 de abril, aconteceu a Caminhada penitencial que motivou as quatro Paróquias de Penápolis. Saímos às 8h45 do Santuário com destino ao Ribeirão Lajeado. No início estavam presentes fiéis das Paróquias do Santuário e da Sagrada Família e membros de algumas entidades, como do CEA (Centro de Educação Ambiental). Iniciamos com a escuta do relato da criação (Gn 1) e fomos, então, em caminhada, com cantos e orações, próprios da quaresma e da Campanha da Fraternidade.
Paramos primeiramente à frente do Fórum, para refletir sobre a responsabilidade do poder público ante a criação. Marcos Bonini, membro da Paróquia Sagrada Família, refletiu sobre os impactos da cana, por exemplo, com a exploração dos cortadores-de-cana migrantes e sobre o papel das leis. Seguimos caminhando e ao chegarmos à Praça Daniel Rodrigueiro encontramos com os membros da Paróquia Santa Teresinha. Nesta houve uma encenação dos jovens sobre a durabilidade dos materiais, refletindo sobre o valor da reciclagem, da redução do consumo exagerado e reaproveitar os bens.
            Andamos mais um pouco, cantando e refletindo sobre alguns pontos da Campanha, e à frente do Asilo, próximo ao Curtume, o ambientalista Neuman refletiu sobre o impacto industrial ao meio ambiente. Então, descendo, próximos ao Ribeirão Lajeado, fomos motivados a perceber o calor que estávamos e entrar no bosque mantido pelo CEA, sentindo como as árvores refrescam e diminuem a temperatura. Foi uma experiência muito interessante, podendo admirar também o Ribeirão em sua margem. Logo após, atravessamos a ponte sobre o Ribeirão e foram plantadas quatro mudas na margem do Ribeirão em que falta a mata ciliar, simbolizando o compromisso das quatro Paróquias.
            Lembramos de São Francisco de Assis, Padroeiro da Ecologia e da nossa cidade, como testemunha de irmão das pessoas e de toda a criação, reconhecedor que toda a criação é obra do Criador assim deve ser respeitada. Por fim, Padre Toninho e Frei Adalto abençoaram a água do próprio Ribeirão e aspergiram sobre o povo que caminhara, que somava mais de duzentas pessoas. Foi um momento forte de reflexão, penitência e comunhão, que contou com o apoio da Polícia Militar, do DAEP/CEA e com a animação em todo o percurso de Geraldo e Cido Malta. Agradecemos a todos que participaram e que de alguma forma colaboraram nesta Caminhada, manifestando que nosso caminho se faz com a força de Cristo e convidando a todos a trilhar no caminho da justiça e da paz, aos homens e a toda criação.
As fotos da Caminhada estão disponíveis neste site, na “galeria de imagens”.