Nossa Paróquia está em Missão- 25/04/2011

Nossa Paróquia está em Missão

Nos dias 08 a 15 de maio próximo estarão sendo realizadas em nossa paróquia as Santas Missões Franciscanas. Este trabalho missionário atingirá as Comunidades São João Batista, Santa Rita de Cássia, São Sebastião, Nossa Senhora dos Anjos e São Pedro.
            Atualmente as comunidades estão realizando a Primeira Fase: o levantamento sócio-religioso de cada uma delas, preparando-se para acolher os missionários que virão de diversos lugares.
            Procure se informar e participar.

1 – O QUE SÃO AS SANTAS MISSÕES FRANCISCANAS?

As Santas Missões são uma experiência profunda e viva de Deus no coração do povo. É um jeito, uma iniciativa que uma comunidade toma para firmar e fortalecer a sua própria fé e, também, uma maneira de se conscientizar: um jeito novo de evangelizar hoje. “O nosso batismo nos põe em movimento. A nossa vida é para ser gasta em direção dos outros: Ide pelo mundo inteiro...”

SANTAS
·        Porque são inspiradas na missão de Jesus de Nazaré, possibilitando “uma experiência profunda, existencial, envolvente com a Trindade Santa, fonte de vida e liberdade”.
·        Porque é um tempo de graça, “tempo favorável por excelência, o dia da salvação” (2Cor 6,2).
MISSÕES
·        Porque é um tempo de andar, de sair, de ser enviado. Não para transmitir um conhecimento doutrinário-teórico sobre Deus. É, sim, um tempo especial de graça para ajudar a ver, conhecer e seguir Jesus Cristo “Caminho, Verdade e Vida”.
·        Missão é viver em comunhão; é com-paixão, solidariedade e salvação.
·        A missão é necessária porque há ainda muitas pessoas excluídas do banquete do Reino de Deus, da Festa (cf Lc 14,15-24).
POPULARES
·        Porque acontecem no meio do povo e com o povo e a partir de sua realidade, de seus anseios e clamores.
·        Porque o povo, a comunidade local, formada de homens e mulheres, jovens e crianças, é convidada a ser o sujeito histórico desta mesma missão.
·        Porque são todos convidados à conversão de vida e para a transformação da realidade segundo a opção e proposta de Jesus no Sermão da Montanha.
FRANCISCANAS
·         O “ir pelo mundo” faz parte de nossa vocação. São Francisco tem consciência de que é um enviado: “E o Senhor me conduziu...” (Test I,2). Ele conheceu sua vocação quando ouviu o evangelho da missão. Nesse momento ele pode dizer: “É isto que eu quero, é isto que eu busco, é isto que eu procuro realizar de todo o coração” (1C22).
·         São Francisco faz a experiência do Filho de Deus missionário, deixando a glória do Pai, sendo enviado. É o Amor que se dá. Ser missionário, imitando Jesus Cristo, é participar desse movimento do Amor que se dá. O projeto franciscano de evangelização nasce da experiência do encontro com Jesus Cristo. Evangelizar é partilhar com todas as pessoas a experiência do encontro com o Senhor no Evangelho.
·         Por isso somos uma fraternidade itinerante. Convocados pelo Senhor, caminhamos ao encontro de nossos irmãos e irmãs servindo-os, na docilidade ao Espírito, na simplicidade e na alegria, anunciando Jesus Cristo, sua Justiça e sua Paz, celebrando a vida e a esperança.

2 – OBJETIVOS GERAIS

As Santas Missões têm como objetivo principal despertar e alimentar nas pessoas a espiritualidade do seguimento da pessoa e do projeto de Jesus Cristo, transformando os fiéis batizados em discípulos-missionários de Jesus Cristo.
Para isto “os melhores esforços das paróquias neste início do Terceiro Milênio deve estar na convocação e na formação de leigos missionários. Só através da multiplicação deles poderemos a chegar a responder às exigências do momento atual” (D.A. 174).
A missão tem como objetivo “Testemunhar a vida plena de Cristo, mas também testemunhar a vida contra a cultura da morte no hoje da história. O mundo de hoje, marcado pela violência, pela morte, pela destruição lenta da vida com meios desumanos, precisa receber o testemunho da ressurreição. A ressurreição de Jesus não é apenas reanimação de um cadáver. É a chegada de tempos novos e de uma história nova, tempos e história que Deus inaugura com a pessoa, a mensagem, a ressurreição de Cristo, pelo “permanência” do Espírito Santo, agente principal e termo da evangelização” (Dom Clóvis Froiner).

3 – OS TEMAS DA SEMANA MISSIONÁRIA

Seguindo os passos de Jesus Cristo, e em comunhão com a Igreja, as Santas Missões Franciscanas se desenvolve a partir do Carisma Franciscano, e do projeto de Evangelização proposto pela CNBB, nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil.
 Durante a Semana Missionária, a cada dia, é refletido um tema, ajudando a comunidade a despertar a sua consciência missionária.

v   Como Igreja, Povo de Deus, “Queremos ver Jesus”;
v   Igreja: lugar de vida e esperança;
v   Igreja: lugar de partilha e solidariedade;
v   Igreja: a grande família de Deus;
v   Igreja: sinal de luz para o mundo;
v   Igreja: Comunidade de Graça e Perdão;
v   Maria: Modelo da Igreja à Caminho;
v   Agora é tempo de ser Igreja: somos enviados em missão.

Os missionários, vindos de diversas cidades de nossa região, estarão visitando todas as famílias, casas de comércio e enfermos nestas cinco comunidades.
            O ideal seria de que a missão fosse realizada em toda a paróquia. No entanto, foi decidido pelo pároco e pelo Conselho de Pastoral, que se olhasse com mais atenção as comunidades localizadas na periferia.
            Nos meses de setembro e outubro teremos um Grande Mutirão Missionário em todas as comunidades urbanas e rurais.