ESPECIAL SEMANA SANTA - SEXTA-FEIRA SANTA- 01/04/2010

SEXTA-FEIRA SANTA

A Sexta-Feira Santa, ou para muitos, Sexta-Feira da Paixão, é a Sexta feira antes do Domingo de Páscoa, onde os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura do corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo.
De acordo com a tradição dos cristãos, a ressurreição de Jesus Cristo deu-se no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. Essa mesma tradição diz que esse dia quatorze é o terceiro dia desde a morte de Jesus. Desta forma, contando a partir do domingo, e considerando que o costume judaico, contava o primeiro e o ultimo dia, chega-se à sexta-feira como o dia da morte de Cristo.
A Sexta-Feira Santa, portando, é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. O cálculo se dá sendo a primeira sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.
Este dia pertence ao Tríduo Pascal, onde se celebra o período mais importante do ano litúrgico na Igreja Católica. Neste dia a Igreja contempla a paixão e morte de Cristo e é o único dia do ano que não se celebra a Eucaristia, ou seja, é o único dia onde não se celebra a santa missa, em nenhum lugar do mundo.
Porém neste dia, mesmo sem ocorrer a celebração da santa missa, tem lugar na liturgia, uma celebração própria, na qual tem semelhança com a celebração Eucarística, mas é diferente pois não tem a Oração Eucarística, ponto máximo da celebração, onde ocorre a consagração.
A celebração da morte de Jesus Cristo consiste na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes. Tal liturgia tem como objetivo introduzir os fiéis no mistério do sofrimento e da morte de Jesus, que se mostra como uma ação livre para com isso salvar a humanidade toda.
A Igreja, neste dia, orienta a todos os seus fiéis a observarem alguns sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Jesus Cristo. Uns dos quais podemos destacar o jejum e a abstinência de carne de animais e aves.
Alguns exercícios de piedade e caridade também são orientados, como por exemplo, a contemplação da Via Sacra e a meditação do Rosário.
A comunidade católica de Penápolis convida a todos os fiéis a participarem de todos os momentos profundos de reflexão de tão grandioso Dom Misericordioso de Deus pela humanidade.
Em nosso Santuário, além dos horários de vigília que ocorrerão nesta sexta feira, ao longo do dia, teremos também dois principais momentos, sendo a celebração da Paixão e Adoração da Santa Cruz das 15h e a Procissão do Senhor Morto que ocorrerá as 19h30 – para essa procissão pedimos que os fiéis tragam velas.