ESPECIAL SEMANA SANTA - QUINTA-FEIRA SANTA- 31/03/2010

QUINTA-FEIRA SANTA – LAVA PÉS

O Lava-pés, ritual da humildade, que precede á cerimônia da Ceia do Senhor, foi instituído por Cristo e prescrito à Igreja cristã (João 13, 1-,17).

A cerimônia do Lava Pés vem educar a comunidade para o serviço. Essa cerimônia costuma ser bem dramatizada pela piedade popular. O celebrante representa Jesus de Nazaré que lava os pés de seus discípulos.

Na maioria das comunidades, os apóstolos são caracterizados por doze homens, ou jovens, todos vestidos com trajes da época de Jesus, e recebem um pão abençoado.

A celebração do Lava Pés ocorre dentro da Celebração Eucarística, onde neste dia, de forma especial se celebra e se renova o mandado de Jesus:

“Fazei isto em memória de mim”

Nos diz o Catecismo da Igreja Católica em seu § 1341 – O mandamento de Jesus de repetir seus gestos e suas palavras “ até que ele volte” não pede somente que se recorde de Jesus e do que ele fez. Visa á celebração litúrgica, pelos apóstolos e seus sucessores, do memorial de Cristo, de sua vida, de sua Morte, de sua Ressurreição e de sua intercessão junto ao Pai.

Tendo amado os seus, o Senhor amou-os até o fim. Sabendo que chegara a hora de partir deste mundo para voltar a seu Pai, no decurso de uma refeição lavou-lhes os pés e deu-lhes o mandamento do amor. Para deixar-lhes uma garantia deste amor, para nunca afastar-se dos seus e para fazê-los participantes de sua Páscoa, instituiu a Eucaristia como memória de sua morte e de sua ressurreição, e ordenou a seus apóstolos que a celebrassem até a sua volta, “constituindo-os então sacerdotes do Novo Testamento”.

Após a celebração da eucaristia, dá-se a desnudação dos altares. O Santíssimo Sacramento é levado para um altar lateral ou uma capela, sendo acompanhado por uma pequena procissão no interior da Igreja, ao som das matracas, cuja origem está ligada ás catacumbas dos antigos cristãos.

Após a procissão os altares são despidos de toalhas, flores e ornamentos, e se cobrem com panos roxos os crucifixos e as imagens existentes dentro das igrejas. O Santíssimos Sacramento é velado com orações e diversos cantos apropriados, durante toda a noite e até a hora da celebração da morte do Senhor, na Sexta Feita Santa, ás 15:00 horas.

Toda a comunidade católica de Penápolis, fica convidada a fazer junto o banquete espiritual eucarístico, o qual todos nós nos unimos como família de Deus.