ESPECIAL SEMANA SANTA - QUARTA-FEIRA SANTA- 30/03/2010

QUARTA FEIRA SANTA - MISSA DA UNIDADE

Em pleno período da Semana Santa, os cristãos católicos de todo o mundo, celebram solene Liturgia Eucarística, junto aos milhares de Bispos, nas milhares de Dioceses espalhadas pelo mundo.

A Missa da Unidade é um grande momento de fé e oração, onde Bispos, Padres, Diáconos, seminaristas, vocacionados, leigos, jovens, instituições e cristãos de boa vontade se unem em tão solene Missa.

Nesta liturgia, são também renovados os votos de obediência aos Senhores Pastores Bispos de cada igreja particular, onde todo o clero renova então sua disponibilidade de servir este particular rebanho de fiéis sob o pastoreio de cada bispo, tendo como auxiliares, os senhores Padres e Diáconos.

Durante esta Missa, também há a Solene Benção dos Santos Óleos utilizados por todas as Paróquias da Diocese de Lins.

O óleo tem a finalidade de fazer brilhar o rosto (Sl 103,15) e é símbolo da alegria (Sl 44,8). Penetrante, sua unção significa a consagração de um ser a Deus, em vista da realeza, do sacerdócio ou de uma missão profética (Ex 29,7). O ungido por excelência é o Messias, o Cristo, que é o Rei, o Sumo Sacerdote e o Profeta.

A Liturgia da Igreja destaca três óleos , onde chama de Santo Óleos, ou seja Óleo dos Enfermos, Óleo dos Catecúmenos e Óleo do Crisma, que são consagrados na missa crismal pelo Bispo Diocesano juntamente com todo o seu Presbitério (clero).

O Óleo dos Catecúmenos – concede a força do Espírito Santo àqueles que serão batizados para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o espírito do mal. Com este óleo o batizando é ungido no peito.

O Óleo dos Enfermos – em caso de necessidade poderá ser utilizado nos enfermos, onde é um sinal sensível que traz o conforto e a força do Espírito Santo, para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.

O Óleo do Crisma – é um óleo perfumado utilizado nas unções consecratórias, sendo: no batismo – aplicando na fronte do batizando, na Confirmação do Batismo – também na fronte, na Ordenação Episcopal – sobre a cabeça do novo bispo, na Ordenação Sacerdotal – na palma das mãos do neo-sacerdote.

Os frades do Santuário São Francisco de Assis, bem como todas as lideranças religiosas de Penápolis, convidam a todos os interessados que queiram fazer parte desta solene liturgia que procurem os meios de transporte disponíveis, junto a Secretaria do Santuário, para as adesões. Esta solene Missa ocorrerá na Catedral de Santo Antonio na cidade de Lins/SP.