ESPECIAL SEMANA SANTA - TERÇA-FEIRA SANTA- 29/03/2010

TERÇA FEIRA SANTA

Hoje, Terça Feira da Semana Santa, também solenemente celebramos mais um profundo acontecimento da história de Jesus Cristo quando esteve fisicamente presente entre nós, onde em seu doloroso caminho de sofrimento e morte, encontra Maria sua Mãe, aquela que como cada um de nós, diante de tamanho sofrimento, precisou e conseguiu manter-se de pé, apesar da dor.

Neste dia, refletiremos sobre a presença de Jesus como Nosso Senhor dos Passos e a presença de Maria sua Mãe, como Nossa Senhora das Dores.

Nosso Senhor dos Passos é uma invocação de Jesus Cristo e uma devoção especial na Igreja, que faz memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde sua condenação à morte, até o seu sepultamento, após ter sido crucificado no Monte Calvário.

Falando um pouco de história, podemos dar conta desta devoção como tendo surgido na Idade Média, quando os cruzados visitavam os locais sagrados em Jerusalém onde Jesus andou a caminho de seu martírio.

No século XVI, se estabeleceram quinze momentos principais deste trajeto de Jesus. Estes pontos principais são chamados de “as estações ou os passos da Paixão de Jesus Cristo ao longo da Via Sacra ou Via Crucis.

São estes os momentos:

I – Jesus é condenado à morte;

II – Jesus carrega sua cruz nas costas;

III – Jesus cai pela primeira vez;

IV – Jesus encontra sua Mãe Maria;

V – Simão Cirineu ajuda Jesus a carregar sua cruz;

VI – Verônica limpa/enxuga o rosto de Jesus;

VII – Jesus cai pela segunda vez;

VIII – Jesus encontra as mulheres de Jerusalém;

IX – Jesus cai pela terceira vez;

X – Jesus é despojado de suas vestes;

XI – Jesus é pregado na Cruz;
XII – Jesus morre na cruz;

XIII – Jesus é descido com seu corpo da cruz;

XIV – Jesus é sepultado;
XV – Jesus ressuscitou.

Revivendo este momento de piedosa devoção, os fiéis se encontrarão em dois locais diferentes: as mulheres sairão da Fátima, em procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, e os homens do Santuário, com a imagem de Nosso Senhor dos Passos. Após o ENCONTRO, retorna-se para o Santuário São Francisco de Assis.

Contamos com a presença de todos.