ESPECIAL SEMANA SANTA - SEGUNDA-FEIRA SANTA- 27/03/2010

SEGUNDA FEIRA SANTA

A Segunda Feira Santa é o segundo dia da Semana Santa, após seu início, no Domingo de Ramos.
Neste dia na Igreja Católica continuam as celebrações normais de Missas. Na liturgia, o Evangelho a ser proclamado é o que reflete sobre a passagem da unção em Betânia, na casa de Lázaro, em que uma de suas irmãs, Maria, unge Jesus com perfumes. A leitura corresponde ao Evangelho de São João 12, 1-11:

“Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo. Então falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: “Porque não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata para as darem aos pobres?” Judas falou assim não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela. Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isso em vista do dia de minha sepultura. Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”. Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus havia ressuscitado dos mortos. Então os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, porque, por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.”

Nesta Segunda Feira Santa, a igreja local, também convida os fiéis para uma celebração penitencial, onde cada um é chamado a reconhecer as limitações humanas, reconhecer-se necessitado da Graça de Deus, e mostrar mais do que essas limitações, mas sim, o desejo de sermos seres humanos melhores, à partir da Graça e Misericórdia de Deus.
Neste dia, portanto, celebramos a Confissão Comunitária, que terá início ás 20h no Santuário São Francisco de Assis, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, São José e São João Batista.
Ficam todos os fiéis convidados a mais esse rico momento da vivência litúrgica cristã.