Penápolis, Quinta-Feira, 21/11/2019 PrincipalFale conosco

Santuário São Francisco reabre e volta acolher o povo católico- 06/09/2016

Santurio So Francisco reabre e volta acolher o povo catlico

Centro regional de peregrinao, e patrimnio religioso-histrico cultural de Penpolis, o Santurio So Francisco de Assis reabriu suas portas aps fechamento de mais de um ano (13 meses) para obras internas. Em noite memorvel de Ao de Graas pela sua Dedicao aps a restaurao, a Igreja voltou a acolher o povo novamente.

A celebrao ocorrida s 19h30, do dia 01 de setembro, foi presidida pelo bispo diocesano D. Francisco Carlos da Silva, teve um nmero muito grande de fiis. O templo tem capacidade para abrigar 800 pessoas e esteve com lotao mxima nos corredores laterais, e mesmo no ptio.

Frades que j passaram pelo Santurio, e mesmo outros que residem nas demais Fraternidades marcaram presena, assim como diversos padres diocesanos.

A celebrao durou pouco mais de duas horas e foi em todo momento bem participada pelos fiis catlicos, que se alegravam pela reabertura do templo religiosos, que smbolo da evangelizao regional, e que celebra os 60 anos de elevao a santurio diocesano.

Momentos fortes e ricos simbolicamente do ritual litrgico, foram a Prece de Dedicao, onde o bispo unge com oleio do Crisma o centro do altar e as quatro pontas, enquanto outros padres ungem as paredes da igreja. Na seqncia houve a incensao do altar e da igreja (colocando um fogareiro para queimar incenso) e a iluminao do altar e da igreja (altar foi coberto com uma toalha branca e ornado com flores e castiais com velas).

Durante a sua homilia, Dom Francisco Carlos recordou que o Santurio So Francisco de Assis um marco para o desenvolvimento da f. Quantos vivenciaram a sua confirmao na f neste local? Tantos receberam os Sacramentos da Primeira Eucaristia, Crisma, Ordem religiosa e Matrimonial. No passado os corpos dos defuntos passavam pela Igreja para as exquias. As paredes deste Santurio testemunham alegrias e lgrimas, mas tambm hinos e louvores entoados tantos anos.

O bispo tambm destacou a presena dos frades Capuchinhos na evangelizao regional, atravs do Santurio de Penpolis. Muitos ergueram embelezaram esta Igreja. E hoje, novamente, com sacrifcios, empenho e participao de tantas pessoas, estamos reabrindo um local que acolhe e evangeliza.

Agradecimentos

Em nome da Provncia capuchinha de So Paulo, o Ministro Frei Carlos Silva, falou da loucura de Frei Adalto, proco do santurio, pela empreitada iniciada, tendo em vista tempos difceis vividos pela economia.

Agradeceu a todos os que se envolveram neste projeto, citando que tambm Francisco de Assis era tachado de louco no seu tempo. E terminou recitando uma orao deixada em testamento pelo santo fundador da Ordem.

Ao final da celebrao, o atual proco do Santurio, Frei Adalto Antnio, agradeceu a todos, sem citar nomes, para que segundo ele, no, se cometessem injustias vindo a esquecer-se de algum.

A sua mensagem foi impressa no livreto que serviu de acompanhamento litrgico da celebrao, e que todos puderam levar como recordao da noite memorvel para a Igreja Catlica.

Frei Adalto disse que ainda h vrias coisas a serem feitas, em termos de reforma do Santurio, tendo realizado at aqui o que era mais essencial no momento. E pediu a colaborao da comunidade para saldar as dvidas contradas e que foram parceladas at o final deste ano. Para tanto continuam os recebimentos de doaes e das tambm das contribuies por meio de carns prprios para a campanha de reforma do Santurio.Mas hoje humildemente, no silncio de minha prece, agradeo o muito que j se fez- finalizou, sendo muito aplaudido, de p, pela comunidade.

Como ato final, houve o descerramento de uma placa comemorativa restaurao, ato realizado com a participao do Dom Francisco, do Provincial e do Proco Frei Adalto

Fonte: Gilson Ramos, Jornal Interior, 03/09/16, pg. 7