Penápolis, Sexta-Feira, 22/11/2019 PrincipalFale conosco

Ser Padre é Uma Questão de Muito Amor!- 25/07/2016

Ser Padre Uma Questo de Muito Amor!

A Igreja Catlica no Brasil comemora o ms de Agosto, como ms das Vocaes. Nesta primeira semana somos convidados a orar pelas vocaes ao ministrio ordenado. Hoje em todas as nossas celebraes comemoramos o Dia do Padre.

Na realidade o dia do Padre 04 de agosto, pois neste dia a Igreja celebra a festa de So Joo Maria Vianey. Ele o padroeiro de todos os padres, nasceu na Frana em 1786 e faleceu em 1859. Sentiu-se chamado para o sacerdcio, mas no foi capaz de seguir o curso normal do seminrio, porque no conseguiu dominar o latim e a filosofia. Afinal, considerando a virtude notria do candidato e a falta de padres na diocese, o bispo resolveu orden-lo, embora achando que nunca teria discernimento suficiente para atender confisses. E foi exatamente o contrrio o que se sucedeu. O Padre Vianey revelou-se extraordinrio apstolo do confessionrio, com luzes sobrenaturais que o faziam ler as conscincias, converter os pecadores e reconcili-los com Deus. Comearam a acorrer de toda Frana, e at do estrangeiro, peregrinos desejos de confessar-se com ele ou pedir a sua orientao. Foi um proco zeloso e ardente do pequeno povoado de Ars durante quase 40 anos. Passava de 12 a 18 horas no confessionrio e assim consumiu sua vida. Nesta reflexo, vamos considerar algumas razes para ser padre, isto , participante do sacerdcio de Jesus Cristo, hoje e sempre.

Primeiramente, preciso compreender que o padre foi chamado por Deus. No uma vocao que algum escolhe, porque se julga apto para tal, ou porque acha interessante. Alias, na sociedade atual, hedonista e secularizada, a figura do padre objeto de muita discusso e, por vezes, ridicularizada. Portanto, a escolha de Deus, e o seu chamado no se discute; acolhe-se no silncio do corao e se d uma resposta generosa. Por isso, o sacerdcio um privilgio, imerecido, dom, graa. Quando da eleio dos apstolos, e tambm dos discpulos, Jesus passou a noite em orao. Pela manh, Ele escolheu os que queria para o seu grupo, com os quais fundou a sua Igreja (Lc 6,12-16; Mc 3, 13-19). E o Senhor continua chamando homens para que se consagrem inteiramente a servio do Reino.

O padre um homem de Deus. Esta a sua caracterstica fundamental. Tudo o que se queira acrescentar sua figura, so detalhes acidentais. Jesus, aos 12 anos afirmou: No sabeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? (Lc 2,49). Tal a realidade mais profunda do Padre ocupar-se das coisas de Deus. Por isso, ele est no mundo, mas no do mundo (Jo 17,16). Isto no impede que o Padre seja uma pessoa politizada e comprometida com a realidade que o cerca. Faz parte da sua misso orientar o seu rebanho para a prtica da cidadania e um posicionamento tico segundo a moral crist, sempre tendo em vista o bem comum.

O padre um homem de Deus que busca o rosto de Cristo. Por isso, ele chamado a ser representante do prprio Cristo, ele O torna novamente presente. E quanto mais transparente e mais perfeita for essa presena, melhor responder s indagaes dos que a procuram. O povo quer ver, tocar, perceber, ouvir o Cristo na pessoa do padre. Deste modo, a palavra do padre no dele mesmo, mas Palavra de Deus. chamado a configurar a sua vida vida de Cristo.
Por ser um homem de Deus tambm um homem do povo. Como o sacerdote no se pertence, ele pertence ao povo a ele confiado. O povo tem o direito de encontrar no sacerdote um pastor, um amigo, um conselheiro, enfim, encontrar o prprio Jesus Cristo; o Bom Pastor. Ser verdadeiro servidor do povo, esta a sua misso.

importante que o povo tenha tambm conscincia de que o padre embora sendo um homem de Deus, revestido pela graa divina continua sendo um homem marcado pela fragilidade e que carrega em si as ambigidades como todo e qualquer ser humano. E como toda pessoa humana precisa estar num permanente estado de converso, numa busca constante de crescimento interior e de amadurecimento.

A Exortao Apostlica Pastores Dabo Vobis Dar-vos-ei Pastores segundo o meu Corao (Jr 3,15), escrita pelo Papa Joo Paulo II e publicada a 25 de maro de 1992, apresenta cinco qualidades essenciais que todo o padre precisa ter:

1 - Ser homem, fsica e psicologicamente, sadio.
2 - Ser um homem de orao. O povo quer ver o seu sacerdote rezando. Por sua vez, ele deve rezar no para ser visto, mas porque a orao algo essencial em sua vida. Sacerdote que no reza, no verdadeiro sacerdote. Alm da Eucaristia que a orao por excelncia na vida diria, bem como a Liturgia das Horas, ele no pode e nem deve dispensar sua orao pessoal. Sacerdote que no encontra tempo para sua intimidade com Deus acaba se tornando mero funcionrio do sagrado e sua vida acaba tambm caindo em um grande vazio.
3 - Ser uma pessoa culta. A formao intelectual de um padre exige um mnimo de 7 anos de estudos universitrios, incluindo as Faculdades de Filosofia e Teologia, alm da comprovada experincia pastoral.
4 - Ser um verdadeiro pastor. Devem conhecer os problemas que abatem sobre a humanidade, para dar a resposta pastoral necessria, dentro de uma viso eclesial coerente.
5 - Ser um elemento de equipe, que saiba viver em comunidade e para a comunidade. Que nunca trabalhe s, a no ser nas coisas no trato direto com Deus. Tudo o mais seja feito em conjunto com a comunidade a que ele serve. Isto exige flexibilidade, equilbrio e capacidade de dilogo.
Ser padre uma questo de muito amor. Somente quem ama profundamente se decide a entregar toda a sua energia, seu tempo e sua vida servio do Reino de Deus. Neste ms vocacional e particularmente nesta semana, cada sacerdote convidado a vibrar com a sua vocao e poder contar sempre com o carinho, a amizade e a orao do nosso povo. S assim, o sacerdote no ser um sacerdote de qualquer jeito, mas ser sempre do jeito de Jesus.

Fr. Adalto Antnio