Penápolis, Sábado, 22/07/2017 PrincipalFale conosco
Busca
Principal Sobre o Santuário Os Freis Evangelho do dia Horários Notícias Fale conosco
 
Cadastre seu e-mail e receba uma mensagem de paz em sua caixa postal todas as semanas
Nome
E-mail
Notícias e Comunicados

JESUS REVELAÇÃO: DO PROJETO DIVINO- 29/06/2013

Jesus: revelação do projeto divino
 
Observa-se que Jesus, o ungido para anunciar aos pobres a Boa Nova do Reino, (cf. Lc 4,18), é o ponto de partida para os homens e mulheres que procuram dar sentido a sua fé e a sua missão numa perspectiva profética, pois tudo que ele vive e nele acontece serve simultaneamente para todos os homens. Até mesmo a capacidade de, pelo Espírito, chamar Deus de Abba (Pai), pois a vida consciente no Espírito nos abre um vasto horizonte para vivermos com liberdade o amor salvador do Pai. E com este amor, nada nos separará de Cristo, pois, vistos que assim somos capazes de estarmos fortes até mesmo nas tribulações como nos lembra o Apóstolo Paulo, nada mais pode ser ameaça (cf. Rm 8,35).
O seguimento de Jesus deve despertar uma consciência livre desde o mais íntimo do coração, sendo um caminho exigente e radical, bem como um caminho de ética na vivência do Evangelho e na aproximação do Jesus histórico. Para Ele um compromisso com a vida e uma reforma social era necessária. Assumiu a condição humana e procurou dar uma resposta de amor aos mais fracos e em suas palavras revelou que o Reino de Deus é para todos àqueles que aderem ao projeto do Pai: viver o amor até o fim (cf. Jo 13,1).
Assim para tomar Jesus como modelo é necessário assumir a riqueza transformadora do amor, o amor compreende a existência em todas as suas dimensões, inclusive a temporal, e não poderia ser diferente, pois sem o amor não há sentido da busca permanente da presença de Deus nas experiências de comunhão com o próximo, mas simplesmente acontece um isolamento e a não abertura para a mensagem transformadora que Jesus anuncia. Assim no individualismo, o homem acaba se perdendo em sua própria história: “Quem procurar salvaguardar sua vida perde-la-á, e que a perde conserva-la-á” (Lc 17,33). Olhar para Jesus e tomá-lo como modelo é uma experiência de coragem, entrega e renúncias:
Portanto, percebe-se que na adesão a Jesus é necessário estar ungido com a força do Espírito, pois, o seu seguimento é serviço e requer participação na mesma força pela qual Jesus foi tomado na unção batismal. O ser humano também precisa, pelo batismo, renascer e receber a energia do Espírito para realizar a obra de justiça do Servo do Senhor. Assim, tendo Jesus como modelo de todo ser humano, seremos envolvidos em uma grande comunidade animada pelo Espírito na qual Jesus está no centro, dando-nos o verdadeiro sentido de vida para todos, pois a sua promessa se estende a todas as nações.     
                                                                                                                           Frei Arcanjo de Sousa Soares
 
 
Principal Sobre o Santuário Os Freis Galeria de Fotos Horários Notícias Fale conosco  
 

Este site foi visitado 222274 vezes.

© 2009 Santuário São Francisco de Assis - Penápolis. Todos os direitos reservados.