Penápolis, Quarta-Feira, 20/09/2017 PrincipalFale conosco
Busca
Principal Sobre o Santuário Os Freis Evangelho do dia Horários Notícias Fale conosco
 
Cadastre seu e-mail e receba uma mensagem de paz em sua caixa postal todas as semanas
Nome
E-mail
Notícias e Comunicados

Santíssima Trindade: Perfeita Comunhão- 24/05/2013

Santíssima Trindade: Perfeita Comunhão
            Hoje a Igreja, rebanho reunido, celebra a solenidade da Santíssima Trindade que acontece sempre no primeiro domingo depois do Pentecostes, como uma espécie de olhar retrospectivo de ação de graças sobre todo o ministério que o Pai opera no Filho pelo Espírito Santo. Podemos entender, assim, que é a primeira pessoa da Trindade, o Pai, quem atua salvificamente no período do Antigo Testamento; ao passo que nos relatos dos Evangelhos encontramos as principais ações salvíficas da segunda pessoa da Trindade, o Filho; e é durante todo o processo de expansão missionária da Igreja, que vemos principalmente os atos salvívicos da terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo.
No principio, diz a Sagrada Escritura, a terra era um caos, e o Espírito de Deus pairava sobre o abismo. Com este relato temos a certeza que o poder organizador de Deus começa a agir e colocar as coisas nos seus devidos lugares. Deus cria e o Espírito paira sobre as coisas criadas concedendo o movimento  –  sinal de vida. O Filho, embora não mencionado nos relatos criacionais, igualmente está presente na interioridade da Trindade Santa perfeita e eterna.
Nesta particular relação divina do Pai, do Filho e do Espírito temos uma pedagogia de amor, fraternidade e serviço, ou seja, é a presença de Deus ensinando os homens a viver bem a vida terrena superando, pela mansidão e abertura do coração, os conflitos que por ventura venham acorrer.
Vale lembrar que o Espírito companheiro fiel do Pai, artífice da criação com o Filho, também é o nosso inspirador, renovador, luz sem ocaso e sabedoria infinita. Para Ele devemos ter uma abertura de coração permanente, pois Ele como sabedoria de Deus, nos ensinará as ciências divinas e nos mostrará os caminhos da justiça. Ele, o Espírito, nos guiará com segurança até mesmo quando a nossa falta de fé e as nossas inseguranças transformarem a nossa vida em um caos.  
Os Três, Pai, Filho e Espírito, nunca estiveram ausentes da história e de modo muito particular de cada ser humano.  Esta relação de amor é uma realidade que vem de longe ... “era um tempo de principio, a Igreja era um experiência..”  na manhã de Pentecostes o Espírito foi enviado pelo Pai a pedido do Filho sobre a sua Igreja que se encontrava reunida em uma sala. A partir deste momento sua presença é intensa e atuante na vida da Igreja para que esta seja um sacramento de salvação para homens e mulheres que peregrinam neste mundo.
A solenidade, que celebramos hoje, desperta-nos para que tomemos a Trindade como modelo e certeza de comunhão. Olhando para os Três que se amam de forma incondicional façamos também profundas experiências de comunhão para que o amor seja plenitude e marque o nosso peregrinar.
 
Frei Arcanjo de Sousa Soares
 
 
Principal Sobre o Santuário Os Freis Galeria de Fotos Horários Notícias Fale conosco  
 

Este site foi visitado 225148 vezes.

© 2009 Santuário São Francisco de Assis - Penápolis. Todos os direitos reservados.