Penápolis, Terça-Feira, 21/11/2017 PrincipalFale conosco

fratenidade e juventude- 15/02/2013

Fraternidade e Juventude
Neste tempo quaresmal, a Igreja do Brasil apresenta a Campanha da Fraternidade como gesto de compromisso a uma causa. Propõe “Fraternidade e Juventude” como tema para este ano de 2013 e o lema: Eis-me aqui, envia-me (Is 6,8). Esta Campanha tem o objetivo de apontar aos jovens um caminho de conversão pelo encontro pessoal com a pessoa de Jesus Cristo. Para que, a partir deste encontro, se comprometam com a vida eclesial, sendo agentes transformadores da sociedade e protagonistas da civilização do amor e do bem comum.
A Igreja, ao trazer novamente Juventude como o tema da CF deseja refletir, rezar com os jovens, reapresentando-lhes o Evangelho como o sentido de vida e, ao mesmo tempo, como missão. Pois o Evangelho é nossa vida e nossa existência. A CF é um convite para irmos ao encontro dos jovens e, ao mesmo tempo, é um convite aos jovens para se deixarem encontrar por Jesus Cristo.
A Igreja, sinal visível do Reino, tem a missão de catequizar os nossos jovens e enviá-los para a missão transformadora construindo sua história e seus sonhos a partir dos valores do Evangelho. A mesma deve ser para o jovem o lugar do conhecimento e da experiência, do encontro e da amizade. Espaço propício para essa educação são os grupos de jovens, pastorais da juventude, movimentos, novas comunidades, etc. Esses espaços educativos e evangelizadores devem ser incentivados, apoiados e desenvolvidos em todas as nossas comunidades. Esse é um apelo insistente feito a cada um de nós.
 De forma precisa é elaborada algumas pistas de ação para que esse momento não passe sem que deixe os seus frutos. São estas:
 Despertar os jovens para o profundo sentido da consciência humana, que apela sempre para o que há de mais digno, justo e belo; Proporcionar aos jovens oportunidades de diálogo com os pais, com os professores, com os sacerdotes, com os consagrados, com os seminaristas, com os catequistas, a respeito de seus projetos, de sua vocação, de seus desafios, de seus medos e de seus sonhos; Auxiliar os jovens a se compreender nessa mudança de época e a tomar consciência da realidade da cultura midiática em que se encontram, percebendo valores, desafios e perigos; Favorecer condições para que os jovens se abram à preciosidade da espiritualidade e da mensagem cristã, ao encontro profundo e sincero com Jesus Cristo.
Em fim queremos lembrar que a juventude é um ciclo da vida e precisamos ajudar o jovem a encontrar o seu caminho, construir sua personalidade de forma autêntica e sincera. Que o Espírito de Deus nos auxilie nesta missão e nos fortaleça neste tempo quaresmal.
Texto elaborado a partir do Ducumento sobre a Campanha da Fraternidade 2013, CNBB.

Frei Arcanjo de Sousa Soares, OFMCap