Penápolis, Terça-Feira, 21/11/2017 PrincipalFale conosco

5a Semana Social- 25/09/2012

5 ª SEMANA SOCIAL BRASILEIRA é lançada em Penápolis

No domingo 23 de setembro, no período da manhã, aconteceu um encontro formativo em Penápolis sobre a 5ª Semana Social Brasileira, lançada pela CNBB ano passado em parceria com setores da sociedade civil e movimentos sociais, a fim de debater e mobilizar toda a sociedade sobre o “Estado que queremos” e o “Estado é para quê e para quem?” visando maior participação popular para uma mais efetiva democratização e garantia dos direitos sociais no Brasil.
            A 5ª Semana Social foi lançada em agosto de 2011 e se concluirá em um grande debate e mobilização nacionais em maio de 2013. Para tanto, inúmeras comunidades, dioceses e organizações estão realizando este processo de discussão, de despertar as forças sociais em conjunto, para avaliar o papel do atual Estado – com sua tendência em servir aos interesses do grande capital – e o papel da sociedade no todo, chamada a participar, intervir e se engajar, mobilizando as diversas forças presentes na sociedade, nas Igrejas, nas entidades e organizações sociais.
            Em Penápolis, assim, aconteceu no Santuário São Francisco de Assis, com cerca de cinqüenta participantes, a maioria alunos do Curso de Teologia da Região, a exposição da proposta desta 5ª Semana pelo professor Geraldo Aguiar juntamente com José Queiróz, ambos do Núcleo de Fé e Política da Diocese de Lins. Fizeram a memória das outras quatro Semanas e discorreram como a doutrina social da Igreja e o compromisso autêntico com o Evangelho nos leva a nos inserir na sociedade e lutarmos concretamente por um Brasil justo, igualitário e com dignidade a todos.
Ainda nesta manhã, Padre Severino, de Promissão, coordenador da Comissão Pastoral da Terra, contextualizou a 5ª Semana, trazendo suas repercussões práticas em nossas vidas, na busca da sociedade do “bem viver” para todas as pessoas, o que necessariamente requer uma mudança radical da estrutura social atual. Isto nos impele, por exemplo, a rever nosso sistema agrário atrelado quase que totalmente ao plantio excessivo da cana-de-açúcar, bem como a rever o mal da corrupção, por exemplo, evidenciado nos dados de que o sistema de saúde brasileiro paga anualmente centenas de procedimentos por cada brasileiro, o que é impossível e mostra a terrível máquina da corrupção.
            Desse modo, as Semanas Sociais Brasileiras, realizada pela Igreja Católica do Brasil desde 1991, nos retomam que “a Igreja não pode nem deve colocar-se à margem na luta pela justiça (...) Também é tarefa da Igreja... que se despertem na sociedade forças e se desenvolvam os valores sociais” (Documento de Aparecida, 385). Uma vez que a Igreja é efetivamente chamada a ser “advogada da justiça e defensora dos pobres” (DAp, 395)!

Fr. Marcelo Toyansk Guimarães