Penápolis, Sábado, 22/07/2017 PrincipalFale conosco

A Igreja não Vive de si mesmo, mas do Evangelho.- 21/09/2012

A IGREJA NÃO VIVE DE SI MESMA, MAS DO EVANGELHO.

Cristo é a luz dos povos. Ele, fundador e fundamento da Igreja, veio para realizar a vontade do Pai e congregar na Igreja universal todos os filhos dispersos. Ainda para reunir todos os homens na unidade enviou-nos Deus o Espírito do seu Filho, que é o princípio da unidade, para que todos sejam perseverantes na doutrina dos apóstolos, na união fraterna, na fração do pão e nas orações (cf. At 2,42). Com estas afirmações que o documento da Igreja, Lumen Gentium, nos apresenta procuremos fundamentar a nossa fé e revitalizar as nossas experiências pastorais.
Para que o nosso seguimento seja consciente devemos ter presentes a cada instante os pontos centrais da nossa fé: a revelação de Deus aos homens por meio de seu Filho; a inserção de Jesus na realidade humana para cumprir a vontade Daquele que o enviou; e por fim a presença constante e atuante do Espírito na história humana através da Igreja, sinal e sacramento de salvação.
 A imagem de Deus que é nos apresentada na Escritura é de um Deus Criador, cria o ser humano por amor (cf. Gn 1,27), o Deus que escuta o clamor do seu povo e se aproxima para libertá-lo (Cf. Ex 3,8), bem como o Deus que se insere na história humana por meio de seu Filho, o Verbo encarnado (cf. Jo 1,1-18), Aquele que veio para servir como nos mostra o Evangelho deste 25º Domingo Comum.
Essa realidade de um Messias servidor leva a crê que o seu lugar de missão foi ao lado dos empobrecidos que necessitava da sua mão estendida para serem reanimados para a vida.
Neste sentido, a Igreja, tendo em vista as ações de Jesus, oferece sinais eficazes que reúne os seus fiéis como família e os motiva para vivência e anúncio da Boa Nova de Jesus a outras pessoas sem cair em ações espirituais abstratas, mas fundamenta o seguimento em gestos concretos, ou seja, uma fé entrelaçada por situações pessoais, culturais e reais, pois é vendo a vida e vivendo-a na realidade que descobrirá o seu verdadeiro sentido e futuro pleno, que é a participação, em plenitude, da glória de Cristo.
              “A Igreja não vive de si mesma, mas do Evangelho; e do Evangelho tira, sem cessar, orientações para seu caminho. Temos aqui uma advertência que cada cristão deve acolher e aplicar a si mesmo: só quem coloca primeiro à escuta da Palavra é que pode depois tornar-se anunciador”. Na Palavra ouvida e proclamada e nos Sacramentos, Jesus hoje, aqui e agora, diz a cada um: “Eu sou teu, dou-Me a ti”, para que o homem O possa acolher e responder-Lhe dizendo por sua vez: “Eu sou teu”. (Verbum Domini, 51).
Esforcemos também para buscar para as nossas vidas a presença do Espírito Santo. Ele é o vínculo de unidade e presença constante e vivificante em todo o tempo da história, aquele que anima a Igreja em sua missão de anunciar a Boa Nova do Senhor até a consumação com o seu Esposo, Jesus Cristo, salvação de todos os povos.

Frei Arcanjo de Sousa Soares