Penápolis, Sábado, 22/07/2017 PrincipalFale conosco
Busca
Principal Sobre o Santuário Os Freis Evangelho do dia Horários Notícias Fale conosco
 
Cadastre seu e-mail e receba uma mensagem de paz em sua caixa postal todas as semanas
Nome
E-mail
Notícias e Comunicados

Setembro – mês da Bíblia- 14/09/2012

                                          Setembro – mês da Bíblia

A Bíblia é um conjunto de livros, uma biblioteca, como vem do grego biblíon. Como estamos no mês dedicado à Bíblia, vamos conhecê-la um pouco mais. Também conhecida como Sagrada Escritura, ela foi escrita por pessoas inspiradas por Deus, como nos diz a segunda epístola de São Pedro: “Antes de mais nada, sabei isto: que nenhuma profecia da Escritura resulta de interpretação particular, pois que a profecia jamais veio por vontade humana, mas os homens impelidos pelo Espírito Santo falaram da parte de Deus” (2 Pd 1,20-21). Foram pessoas de épocas e culturas distintas que nos deixaram a mensagem de Paz, de Superação, de Luta, de Perdão, de Amor, de Conquista, de Misericórdia e de Salvação.
Alguns exegetas bíblicos datam o início da história desse povo, com o qual se inicia a Revelação de Javé (Deus-libertador), a partir da Era Patriarcal (os grandes Patriarcas, como, por exemplo: Abraão, Moisés, Jacó, etc.), passando pelos grandes pregadores neotestamentários, atingindo seu ápice em Jesus Cristo, este que se sacrificou para nos trazer a salvação; e esse querigma (anúncio) continua até os nossos dias através de homens e mulheres que praticam, que encarnam a mensagem salvífica. Essa práxis cristã é a vivência do e no Amor como nos diz São Paulo (1 Cor 13,1-13).
Os livros do Antigo Testamento da Bíblia Católica, hoje chamados de 1º Testamento, são divididos da seguinte forma: Pentateuco: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio; Livros Históricos: Josué, Juízes, Rute, I Samuel, II Samuel, I Reis, II Reis, I Crônicas, II Crônicas, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, I Macabeus II Macabeus; Livros Proféticos e Sapienciais: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico (Sirácida); Livros Proféticos: Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruc, Ezequiel, Daniel, Amós, Oseias, Miqueias, Sofonias, Naum, Habacuc, Ageu, Zacarias, Malaquias, Abdias, Joel e Jonas. Portanto, são 46 livros, sete desses são chamados de deuterocanônicos, ou seja, entraram depois no segundo cânon (lista dos livros inspirados).
O Novo Testamento, ou 2º Testamento, como está sendo a tendência hodiernamente, é constituído de vinte e sete livros, todos escritos em língua grega, os quais estão divididos da seguinte forma: Sinóticos (apresentam semelhanças entre si, por isso podem ser colocados em colunas paralelas e abarcados com um só olhar): são os três primeiros Evangelhos: Mateus, Marcos e Lucas. Além do Evangelho, São Lucas escreveu também os Atos dos Apóstolos. O quarto Evangelho, chamado segundo São João, distingue-se dos outros três por trazer numerosos traços: milagres que eles ignoram, como o milagre da água transformada em vinho em Caná ou a ressurreição de Lázaro, longos discursos, como o que vem depois da multiplicação dos pães, etc. Além do evangelho são atribuídas também a São João três Cartas e o Apocalipse. O Apóstolo São Paulo, grande anunciador de Jesus Cristo, escreveu várias epístolas, tais como: 1ª e 2ª Carta aos Coríntios, Carta aos Gálatas, Carta aos Efésios, Carta aos Filipenses, Carta aos Colossenses, 1ª e 2ª Carta aos Tessalonicenses, 1ª e 2ª Carta a Timóteo, Carta a Tito, Carta a Filêmon. Não há consenso entre os exegetas e estudiosos de quem é a autoria da Carta aos Hebreus; alguns críticos católicos e protestantes chegaram ao consenso de que o autor dessa carta foi um judeu de cultura helenística, familiar na arte oratória, atento às passagens veterotestamentárias. Temos ainda a Carta de São Tiago, a 1ª e a 2ª Carta de São Pedro e a Carta de São Judas.
Frei Juracy Aguiar, OFMCap (Frade Capuchinho membro da PROCASP)

 

 
 
Principal Sobre o Santuário Os Freis Galeria de Fotos Horários Notícias Fale conosco  
 

Este site foi visitado 222274 vezes.

© 2009 Santuário São Francisco de Assis - Penápolis. Todos os direitos reservados.