Penápolis, Sexta-Feira, 22/09/2017 PrincipalFale conosco

Que o Espírito Santo ilumine a nossa vida!- 25/05/2012

Que o Espírito Santo ilumine a nossa vida!

Neste último domingo de maio a Igreja celebra a solenidade de Pentecostes. Vivenciamos os cinquenta dias após a Páscoa, o Tempo Pascal, como um grande prolongamento da esperança e alegria nos trazidas pela ressurreição de Jesus, por sua vitória sobre o mal e o pecado, concretizada na sua Páscoa. Com a festa de Pentecostes – palavra que vem do grego “penta”, cinquenta – conclui esses cinquenta dias de prolongamento da Páscoa com a vinda e presença do Espírito Santo sobre nós, sobre a comunidade reunida em Jesus Cristo, nos dando coragem, força e esperança!
            Pentecostes é o coroamento da Páscoa de Jesus Cristo pelo impulso do Espírito Santo. Jesus que dá sua vida plenamente para que todos tenham vida plena e vivam no bem e na paz, isso nos transmitindo por todos seus gestos e palavras, e até no extremo da Cruz doa a sua vida, perdoando a todos, tem, porém, ainda a resistência dentro de seus discípulos e de nós para entender e acolher essa sua doação por amor; de modo que só quando Deus nos toca dentro de nossa vida, pelo Espírito de amor, que os primeiros discípulos e nós somos transformados, nos abrindo de verdade a compreender como Jesus vive e faz tanto bem, e, igualmente, nos identificamos com ele, compartilhando de sua alegria em servir, esperança em vida a todos e confiança que Deus nunca nos falta com sua paz.
            O Espírito de amor, o Espírito de Jesus, levando aos seguidores de Jesus a fazermos como ele, vivendo no perdão, na paz e na caridade sem limites, nos leva também a partilharmos do mesmo caminho, caminho de vida que nos une, em comunhão de vidas que transborda ao mundo: o amor e a paz de Jesus vividos agora radicalmente pelos seus é transmitido a todas as pessoas e povos, sem exclusões, testemunhando Jesus e sua mensagem libertadora.
            A ação do Espírito Santo não cessa, atuando hoje em nosso meio, em nossas comunidades, em nossas vidas quando nos abrimos à mensagem de Jesus. Conforme diz a Igreja pelo Documento de Aparecida que completa cinco anos, em sua primeira parte, apesar de nossos caminhos se encontrarem entre luzes e sombras não nos falta a presença do Espírito Santo que nos concede inumeráveis dons... motivo para “bendizemos a Deus com ânimo agradecido, porque nos chamou para sermos instrumentos de seu reino de amor e vida, de justiça e paz, pelo qual tantos se sacrificaram” (DAp 24).
            Há grande alegria em sermos discípulos de Jesus e sermos enviados por ele (DAp 28), anunciando “a nossos povos que Deus nos ama... que ele está perto com o poder salvador e libertador, que ele nos acompanha na tribulação, que alenta incessantemente nossa esperança” (DAp 30) pelo seu Espírito de amor! E mesmo que olhemos a nossa realidade atual, permeada por grandes mudanças e desafios, por uma falta de sentido religioso (DAp 37), com a busca imediatista dos desejos (DAp 44), com consumismo e individualismo (DAp 51), colocando o lucro na mãos de poucos por vezes como valor supremo (DAp 60, 62), gerando muitos rostos sofredores (DAp 65), em Estados ainda que mais democráticos (DAp 74), cheios de corrupção e violências (DAp 77, 78), vemos assim como “no rosto de Jesus... com o olhar da fé... o rosto humilhado de tantos homens e mulheres de nossos povos e, ao mesmo tempo, sua vocação à liberdade dos filhos de Deus, à plena realização de sua dignidade pessoal e à fraternidade entre os povos” (DAp 32).
Assim, o Espírito de Jesus é quem completa em nós também a nossa Páscoa, a passagem destas tantas situações de dor e pecado em realidades de vida e esperança em todos nós, chamados à paz e ao bem-viver consigo e com os outros. Que acolhamos o caminho apontado por Jesus na confiança que o seu Espírito nos impulsiona, nos inspira, transforma e alimenta nossa vidas com a força e esperança de “vida plena a todos”, formando uma sociedade em que todos sejamos irmãos e em comunidades que imperem o perdão e a paz, frutos do amor.

Frei Marcelo Toyansk Guimarães