Penápolis, Sábado, 22/07/2017 PrincipalFale conosco

Quaresma: Tempo de escuta- 16/03/2012

Quaresma: Tempo de escuta

Com a Quarta-feira de Cinzas inicia-se o tempo da quaresma, período que conta quarenta dias antes da Sexta-feira Santa. A quaresma é observada pelos católicos e outras denominações religiosas. É um termo utilizado para o tempo que antecede a festa que é o ápice do cristianismo: paixão, morte e ressurreição do Senhor.
É um período propício para a reflexão e conversão, ou seja, é tempo oportuno para buscar uma maior aproximação de Deus visando o crescimento espiritual. Com esse objetivo busca-se, por meio da oração e escuta da Palavra de Deus, a realização das obras de misericórdia que também contribui para uma maior abertura aos irmãos. A prática sincera da caridade faz com que não fiquemos mais fechados em nossos projetos individuais, mas busquemos o bem comum para todos os irmãos, sobretudo àqueles que estão fragilizados e machucados pela rejeição e oprimidos pelo sistema social.
A quaresma ainda é um tempo favorável para refazer, de forma orante, as estações pelas quais Jesus passou em uma atitude de entrega. Através dessa oração vivenciada junto ao Mestre que refaz conosco a via crucis podemos crer, esperar e amar até mesmo quando a fragilidade humana nos enfraquece. A oração permite-nos ainda redescobrir as dimensões do Reino que sonhamos e buscamos em nossas lutas diárias. Também pela oração e escuta do Senhor que nos fala devemos unir-nos a tantos irmãos e irmãs que na sua pequenez e no seu silêncio apóiam-se em Deus e com forças extraordinárias lutam de forma incansável por justiça e igualdade.
A quaresma também é tida como período penitencial, ou seja, um período de união do fiel com o Cristo recolhido no deserto para uma mais profunda meditação sobre o amor do Pai. Fortalecido pelo Espírito, Ele enfrenta as tentações e no silêncio apóia-se em Deus, pois crê que Ele, o Pai, é a sua única segurança no deserto.
Assim sendo, pode-se dizer que a quaresma é um tempo de oração, pois nos oferece a possibilidade de uma maior preparação para a Páscoa, para fazermos uma séria e profunda avaliação da caminhada e da própria vida, abertos aos apelos do Espírito e fiéis na escuta da Palavra.
Que esse tempo, em que a Liturgia da Igreja apresenta à nossa reflexão os grandes mistérios da salvação, seja um momento oportuno de preparação para a celebração da Páscoa. E que a nossa fé seja sempre renovada e a nossa esperança seja firme naquele que veio nos comunicar a vida plena.

Frei Arcanjo de Sousa Soares