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CENTENRIOS DOS CAPUCHINHOS NA REGIO NOROESTE DO ESTADO DE SO PAULO

 

Os primeiros Freis Capuchinhos vieram de Trento (Itlia) para So Paulo tendo como destino a cidade de Piracicaba, onde chegaram no dia 16 de abril de 1890. Em 1896 fundaram em Taubat um Colgio e Seminrio e partiam em misses para os Campos Novos do Paranapanema. A presena deles em Penpolis remonta ao ano de 1906. No ano anterior tivera incio, em Bauru, a construo da Estrada de Ferro Noroeste. As terras e campos localizados depois de Bauru constituam o que chamavam de zona desconhecida e habitada por ndios.

Nos dias 27, 28 e 30 de novembro de 1906, Frei Boaventura de Aldeno celebrava missas em terras do Avanhandava. Esse frei deixou documentos escritos sobre seu trabalho na regio noroeste; so de grande valia para conhecermos a histria desta parte do Estado.

Segundo seu relato, no dia 9 de outubro 1906, ele partiu de So Paulo para visitar as vastas regies entre os rios Grande, Paran e Tiet, pertencentes Parquia de So Jos do Rio Pretol. Ali chegou no dia 17, hospedando-se na casa do proco Padre Antnio Purita. Deixando Rio Preto visitou os povoados de Jata, no caminho que leva ao porto Taboado, Santa Brbara, Bom Sucesso, Virador, So Jernimo e o Salto do Avanhandava. Diz ele:

Atravessei o Tiet numa canoa pouco segura e, acompanhado de vrias pessoas cheguei a um lugar chamado Lajeado, situado a 13 quilmetros da margem esquerda do rio, onde encontrei para minha sorte quatro famlias que ali haviam chegado h pouco. O lugar era perigosssimo pelas correrias de selvagens. Basta dizer que poucos dias antes, haviam assassinado barbaramente trs pobres lavradores das vizinhanas. Porm, tirando o perigo, tudo era belo e no apresentava inconveniente algum: ar balsmico, embora em zona trrida 21,22 graus de latitude sul; gua excelente, solo fecundo e enfim, a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que se aproximava a passos de gigante. E com ela, muitas famlias de todas as nacionalidades, que viriam procura de meios de vida, como mais tarde se verificou...

Frei Boaventura voltou para So Paulo, ali chegando no dia 16 de dezembro. Entre as famlias citadas estavam as de Fernando Paes de Barros e de Joo de Castilho.

O Frei Bernardino de Lavalle, acompanhado de Frei Jos de Cassana, partiu de So Paulo no dia 10 de dezembro de 1907 para visitar essa regio. Celebrou missa no Patrimnio de Nosso Senhor dos Passos, em terras que seriam depois a Fazenda RilIo. Esse patrimnio fora doado a Nosso Senhor dos Passos por Jos Pinto Caldeira e esposa, em 1863. Havia ali uma capelinha que de vez em quando recebia a visita do vigrio de Rio Preto. O local foi habitado por algum tempo; posteriormente foi vendido, conservando-se apenas o primitivo cemitrio e cerca de seis mil metros quadrados, onde havia uma antiga capela, que fora iniciada por Frei Domingos em 1914 e concluda em 1920.

Em 1907 Manoel Bento da Cruz - que loteava e vendia terras nesta regio - conseguiu de Eduardo Jos Castilho e de sua esposa, Ana Melvira de Castilho, cem alqueires de terra para os Capuchinhos no local denominado Maria Chica, cujo nome verdadeiro era Maria Francisca do Carmo. Era viva de Alexandre Ferreira de Souza, que tinha ali uma casa de comrcio. A escritura da doao foi lavrada no dia 7 de dezembro de 1907 em Rio Preto.

No dia 2 de setembro de 1908, Manoel Bento da Cruz escrevia para Frei Bernardino pedindo-lhe urgncia na vinda dos Capuchinhos para a regio. Dizia: ... a casa est pronta; estao obtida; o patrimnio povoa-se; j temos cerca de 12 a 15 casas com um efetivo de cem almas mais ou menos.

Aos 21 de outubro de 1908 chegaram os freis Bernardino, Boaventura, Sigismundo de Canazei e Jos de Cassana. No dia 25 desse ms, Frei Bernardino celebra a primeira missa da fundao da cidade. Os freis passam a residir na hoje chamada primeira casa dos freis, que est localizada na Rua dos Capuchinhos.

 

A CONSTRUO DA IGREJA, DO PRIMEIRO CONVENTO E DO COLGIO

No dia 15 de novembro de 1909, Frei Domingos de Riese, que aqui chegara no dia 10 de setembro, lanou a primeira pedra da nova residncia (convento) e da igreja. A obra foi dirigida por frei Jos de Cassana e inaugurada no dia 4 de junho de 1910. As das classes da Escola fundada pelos freis passaram a funcionar provisoriamente no novo conjunto.

Aos 23 de outubro de 1912 o Padre Provincial de Trento, Frei Afonso de Condino, benzia a primeira pedra do novo Colgio que foi naugurado no dia 29 de julho de 1913.

Tendo-se a igreja tornada pequena demais, no de 23 de abril de 1916 o vigrio Frei Ricardo de Deno, acompanhado com Frei Bernardo de Vezzano e Frei Domingos de Riese, abenoava a pedra fundamental de um novo templo. Em 1917 foram abertos ao pblico a Capela-mor e dois altares laterais. Nesse mesmo dia, Frei Ricardo benzia o belo conjunto So Francisco e Jesus Crucificado, que est hoje no nicho do altar-mor. Esse conjunto de madeira, inspirado no original quadro homnimo do pintor espanhol Murilo, que representa So Francisco descendo Jesus da cruz. O conjunto foi talhado na Itlia e obra do artista austraco Fernando Perathner. Custou 500 mil ris no tempo.

Por falta de fundos, as obras ficaram paralisadas por trs anos, sendo retomadas em 1920. A planta da igreja de Frei Domingos de Riese; um projeto do arquiteto Geranio Lorini foi analisado e no aprovado porque era muito sofisticado e caro.

Com grandes solenidades o novo Templo foi inaugurado no dia 25 de fevereiro, aps uma srie de palestras para a Comunidade, pronunciada por Frei Lus de Santana, grande orador sacro - que posteriormente foi eleito Bispo de Botucatu. A Missa foi solene, acompanhada por grande orquestra, dirigida pelo msico e compositor Frei Alberto de Stravino.

Nesse dia foi benzida a grande imagem de Nossa Senhora do Rosrio, esculpida em madeira (hoje est na Capela do Santssimo). Foi doao da Irmandade de Nossa Senhora do Rosrio. Na ocasio era Vigrio da Parquia Frei Salvador de Cavdine. Segundo o cronista do Convento, os encarregados da obra da nova igreja demoliram, porm, dois pedaos da construo, explicando que a igreja seria muito grande e ficaria muito cara; mas se enganaram - diz o cronista porque a demolio ficou to cara quanto a construo que deveria ser feita. E os responsveis perceberam bem depressa o erro que tinham cometido.

Nessa mesma solenidade foi proposta a construo de uma torre para a igreja. Coisa realizada bem depois, num perodo de sete anos. O alicerce da torre foi benzido no dia 10 de agosto de 1947, depois de uma missa campal celebrada pelo vigrio Frei Policarpo de Spera. A inaugurao deu-se no dia 10 de outubro de 1954 em cerimnia presidida pelo Bispo diocesano, Dom Henrique Gelaim. A grande cruz que fica em cima da torre, mede 4 metros de altura e tem 2,10 m de braos; pesa 120 quilos e foi colocada no dia 11 defevereirode l953.

 

O SANTUARIO

Diz o historiador da Provncia, Frei NeIson Berto: Aos 9 de outubro de 1955, solenizando as festividades do Padroeiro e consagrando todo o desenrolar de Romarias que anualmente demandavam a Penpolis para agradecer e honrar o Santo de Assis, o Bispo diocesano, Dom Henrique Gelaim, conferia o Ttulo de SANTURIO nossa Matriz. Era Vigrio Frei Henrique de Pirassununga.

Desde 5 de outubro de 1924, inmeros romeiros das capelas rurais e das cidades vizinhas (Lins, Glicrio, Araatuba, Barbosa, Birigui, Promisso, Avanhandava e outras), faziam suas romarias at aqui. No citado dia 5 de outubro, cerca de 500 fiis de Birigui, drigidos por Frei Vital de Moena, s 9 horas adentravar o templo franciscano para levarem aos ps de So Francisco de Assis os votos de um povo agradecido por se ter visto livre das goadas. Desde esses tempos o povo j falava do Santurio de Penpolis.

Complementando as obras do templo, em 24 de setembro de 1961, sendo vigrio Frei Fulgncio Tomazella, foram inauguradas as escadarias da Igreja.

Em 17 de setembro de 1979, Frei Cirilo Bergamasco, proco, iniciou profunda reforma no templo e no Convento - uma novidade que descaracterizou o projeto original. As obras foram concludas em 4 de outubro de 1980. E o conjunto foi inaugurado na noite de Natal desse mesmo ano.

Em setembro de 1992 todo o interior do templo foi pintado, como tambm foram restaurados os artsticos vitrais franciscanos. Asantigas fundaes da igreja, feitas base de estacas de aroeira, foram tambm refeitas com estaqueamento em concreto para refor-las. Nesse tempo foi construdo o conjunto de salas e salo paroquiais. Era proco nesse perodo Frei Saul Pern.

Em 1998 foram concludas as obras do salo paroquial e construda nova e vigorosa escadaria do Santurio, em granito e pedras portuguesas, sendo proco Frei Alonso Pires.

Em 1999 foram feitas a nova Secretaria paroquial e a nova entrada para o Convento. Nesse tempo foram pintados, exteriormente, o Santurio e o Convento.

OUTRAS INFORMAES HISTRICAS

Embora muita coisa tenha desaparecido com a reforma profunda que Frei Cirilo fez na igreja, podemos registrar, para a histria, informaes sobre o interior do templo antes dessa reforma.

Aos 11 de janeiro de 1927, o professor Ceranio Lorini comeava a construo dos 4 altares laterais: os de Nossa Senhora do Rosrio, Corao de Jesus, So Jos e Santo Antnio. O trabalho custou 55 contos de ris! A bno litrgica dos altares foi feita no dia 3 de julho de 1928. Um outro altar foi construdo, depois, ededicado a So Sebastio - cuja imagem foi doada pela Unio dos Moos Catlicos. A planta do altar e a execuo foram obras de Frei Alberto de Stravino - msico e engenheiro.

Essas imagens so de madeira e de grande valor artstico e histrico. A de Nossa Senhora do Rosrio foi entronizada no dia 23 de fevereiro de 1923; as de So Jos e de Santo Antnio foram abenoadas no dia 16 de maro e 13 de junho de 1924, respectivamente. A imagem do Sagrado Corao de Jesus veio da Europa em 1920; foi levada para Birigui, em cuja Matriz se encontra at hoje. A imagem de Santo Antnio obra do escultor italiano Giacomo Scpoli.

Excetuando-se a citada imagem do Sagrado Corao de Jesus, as demais imagens encontram-se hoje na Capela do Santssimo, no Santurio.


PINTURAS E CAPELA-MR

Em agosto de 1931, sob a orientao de Frei Alberto de Stravino, comearam os trabalhos de retoque do telhado e da abside (a parte central, da abobada, da igreja, o forro).

Os trabalhos de pintura dessa parte foram concludos a 24 de maio de 1932 e aos 28 de novembro concludos os trabalhos de pintura da capela-mor. Esses trabalhos foram executados pelo pintor italiano Ernesto Thomazi. Ele tambm autor de tela Glria de So Francisco, que est afixada na parede do fundo da igreja, acima do Coro.

Originalmente ela fora colocada no grande nicho do altar-mor como coroao do quadro pintado na abboda e que representa a morte de So Francisco. Por isso o quadro chama-se Glria de So Francisco. Por ocasio das reformas feitas por Frei Cirilo, a tela foi substituda pelo citado conjunto em madeira: So Francisco e o Crucificado.
No dia 30 de novembro de 1932 colocado o artstico altar-mor em madeira de lei, esculpido pelo escultorJoo Reindl, da cidade de Piraju.

A bno de todo o conjunto foi dada no dia 4 de dezembro.

A mesa da comunho e os balastres (colunas de madeira torneadas) foram colocados em 1935 por Frei Felicssimo de Prada. Esse conjunto pertencia antiga Catedral da S, de So Paulo.

Em 1936 foi iniciada a campanha para ampliar a igreja, estendendo dois braos laterais capela-mr. O trabalho foi concludo em 1941, juntamente com o antigo salo paroquial. A campanha foi dirigida por Frei Benedito de Campinas, um frei no-sacerdote, poeta, violeiro e grande valor da cultura negra. O vigrio nesse perodo (1936-1941) era Frei Pacfico de Itatiba.

 

A PARQUIA

At 1909 Penpolis era um povoado chamado Santa Cruz do Avanhandava. A 17 de novembro de 1909 o povoado torna-se Distrito de Paz e passa a chamar-se Penpolis, em homenagem ao Presidente da Repblica, Afonso Augusto Morais Pena.

At ento, a cidade no constitua ainda uma parquia, isto , comunidade autnoma, com um proco. Foi erigida em Parquia no dia 31 de maio de 1925, por Decreto cannico do Bispo diocesano de Botucatu, Dom Carlos Duarte Costa. Aos 21 de junho, Frei Afonso de Condino tomou posse como vigrio, embora Fr. Felicssimo fosse o superior.

At 1909 Penpolis era um povoado chamado Santa Cruz do Avanhandava.

A 17 de novembro de 1909 o povoado torna-se Distrito de Paz e passa a chamar-se Penpolis, em homenagem ao Presidente da Repblica, Afonso Augusto Morais Pena. At ento, a cidade no constitua ainda uma parquia, isto , comunidade autnoma, com um proco. Foi erigida em Parquia no dia 31 de maio de 1925, por Decreto cannico doBispo diocesano de Botucatu, Dom Carlos Duarte Costa. Aos 21 de junho, Frei Afonso de Condino tomou posse como vigrio, embora Fr. Felicssimo fosse o superior.

A parquia foi a nica na cidade at 1997. O Provincial Frei Sermo Dorizotto, autorizou o bispo diocesano D. Irineu Danellon a criar na cidade quantas parquias quisesse
E assim comeou o processo de esquartejamento da parquia e da cidade. Dom Irineu foi criando uma srie de parquias para abrigar os padres que, sem critrio nenhum, ia acolhendo na diocese.

No dia 19 de outubro de 1997, por Decreto do Sr. Bispo Diocesano de Lins, Dom Irineu Danelon, foi instalada a nova Parquia de Santa Teresinha, no Bairro Santa Teresinha, confiada ao Padre Gilberto Moreno das Neves, diocesano.

Posteriormente, no dia 4 de maro de 2001, tambm por Decreto do Sr. Bispo Dom Irineu, foi instalada outra Parquia: a da Sagrada Famlia, no Bairro Eldorado, popular Mutiro, tendo designado como Proco o Padre Antonio de Souza Carvalho, diocesano.

No dia 11 de agosto de 2008, Dom Irineu instituiu a Parquia Santa Clara, no Jardim Del Rei, assumindo como Proco Pe. Joaquim de Brito, diocesano.

Aos 25 de janeiro de 2011, Dom Irineu assniou o decreto de ereo da Parquia So Jos, na Cidade Jardim e nomeou como proco Pe. Fbio Alves de Oliveira.

E, finalmente, no dia 15 de maio de 2015, contrariando todas as consultas, o bispo diocesano D. Irineu Danelon criou a Parquia Santa Rita, no jardim Pevi e nomeou como primeiro proco o Padre Fbio fabretti.

A atuao dos Capuchinhos resume-se em urbanizao, evangelizao e civilizao de um povoamento que se iniciava. No se conta a histria da cidade sem mencionar aos Capuchinhos e Parquia.

A parquia So Francisco de Assis, apesar de ter sido desmembrada, atende mais grande da cidade. Temos 07 comunidades urbanas, as quais so: Santurio So Francisco de Assis, Nossa Senhora de Ftima, Nossa Senhora Aparecida, Bom Jesus, So Pedro, So Joo, So Sebastio. E 03 rurais: Saltinho do Gallinari, Araponga e Paraguai.

A atuao dos Capuchinhos resume-se em urbanizao, evangelizao e civilizao de um povoamento que se iniciava. No se conta a histria da cidade sem mencionar aos Capuchinhos e Parquia.

Na parquia funcionam 23 pastorais e movimentos em todas as dimenses catequticas e humanas: Acolhida, Batismo, Bblica, Carcerria, Catecumenato para adultos, Catequese, Coroinhas, Pastoral da Criana, Crisma, Dzimo, Familiar, Litrgica, Ministros da Eucaristia, Curso de noivos, Palavra e Exquias, PASCOM, Juventude, Sade, Amor exigente, Apostolado da orao, CEBs, ECC, Legio de Maria, Cursilho, Ordem Franciscana Secular, RCC e os Vicentinos. Todo este trabalho torna a parquia So Francisco de Assis uma referncia para a cidade e a regio. Apesar de termos 4 parquias na cidade, todos acorrem a ns. Pela nossa histria na cidade e pela constante disponibilidade.

Por isso, a presena dos Franciscanos Capuchinhos na regio noroeste do Estado um fato de fundamental importncia para a histria e para a religio. No se pode falar da histria de Penpolis sem falar dos Franciscanos Capuchinhos. Eles so parte integrante dessa histria; so a sua prpria raiz.

Os Frades trabalharam na evangelizao de toda a regio. Por seu trabalho pioneiro foram os fundadores de Lins, Avanhandava, Penpolis, Birigui e Araatuba. Sua presena apostlica e missionria foi sentida at Trs Lagoas e em toda a regio dos rios Feio e Paran. Tiveram grande importncia nos contatos com os ndios da regio.

Eles foram os primeiros a criarem escolas nesta distante regio. O Colgio So Francisco, que formou geraes e geraes de estudantes, continua at hoje, embora tenha mudado o nome para OCEU Positivo e passado tambm para as mos de antigos professores.

Os freis incentivaram os leigos no trabalho da imprensa e fundaram um jornal local, chamado A Sentinela.

Frei Domingos de Riese, era perito em construes, orientou o primeiro traado da cidade e elaborou as plantas para construo da igreja e do Convento atuais.

Frei Mansueto Valfloriana foi grande missionrio entre os ndios kaigangs. Elaborou a primeira gramtica em lngua kaigang e o primeiro dicionrio kaigang-portugus-kaigang. Essas obras, de grande alcance histrico e cientfico, foram publicadas pelo Instituto Histrico e Geogrfico do Brasil.

Os Freis preocuparam-se com a sade da pequena comunidade e por isso incentivaram e orientaram a criao de uma Santa Casa de Misericrdia local, bero da atual.

A atuao dos Freis em Penpolis e em toda a regio j foi objeto de estudos de vrios pesquisadores de Histria. O ltimo trabalho foi a pesquisa do professor Rodolfo Frank, que elaborou tese sobre a presena dos Capuchinhos na Noroeste. A tese foi defendida na Faculdade de Histria da UNESP, em Assis.

O Santurio, segundo Dom Mauro Moreli, bispo emrito de Duque de Caxias, a igreja me da diocese de Lins, Araatuba e Marlia.

 

VIGRIOS E PROCOS DO SANTURIO 1908 2016

N

Ano

Vigrios e Procos

Falecido

1
1908
Frei Boaventura de Aldeno
2
1911
Frei Sigismundo de Canazei
3
1911
Frei Felicssimo de Prada
4
1913
Frei Ricardo de Denno
5
1916
Frei Vital de Moena
6
1919
Frei Vital de Primiero
7
1921
Frei Salvador de Cavdine
8
1924
Frei Afonso de Condino
9
1926
Frei Tiago de Cavdine
10
1930
Frei Bernardo de Vezzano
11
1932
Frei Vito de Martignano
12
1933
Frei Felicssimo de Prada
13
1936
Frei Pacfico de Itatiba
14
1941
Frei Policarpo De Girgio
15
1948
Frei Tiago de Cavdine
16
1952
Frei Arcanjo de Monte Santo
17
1952
Frei Casimiro de Antonio Prado
18
1954
Frei Henrique de Pirassununga
19
1957
Frei Martinho Defveri
20
1960
Frei Fulgncio Tomazella
21
1963
Frei Afonso Lorenzon
22
1969
Frei Carlos Vendrame
23
1972
Frei Marcelino Correr
24
1975
Frei Epifnio Menegazzo
25
1978
Frei Cirilo Bergamasco
26
1981
Frei Saul Peron
27
1993
Frei Alonso Aparecido Pires
28
1999
Frei Mauro Aristides Strabeli
29
2008
Frei Ccero Arajo da Silva
30
2011
Frei Adalto Antnio
 
 
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