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PASTORAL DO BATISMO

SIMBOLOGIA DO BATISMO CATLICO

 

Ns nascemos fisicamente em nossa famlia. No batismo nascemos para a comunidade Crist, a grande famlia, que a Igreja. O Batismo a celebrao da nossa unio em Cristo. Nele recebemos todos os dons e virtudes necessrias para caminharmos na f, ou seja, recebemos os dons que nos habilitam a viver em unio com Deus neste mundo. Pelo Batismo nos concedido:

F Certeza de que Deus nos ama e nos oferece em Jesus Cristo, e somente Nele, o Caminho, a Verdade e a Vida.

Esperana Conscincia de que nossa vida no acaba neste mundo; de que ela eterna; viemos de Deus e para Ele voltaremos.

Caridade o amor de Deus em ns, que nos faz am-lo sobre todas as coisas e ao prximo como a ns mesmos.

O Batismo o primeiro sacramento que recebemos e nos faz realmente filhos de Deus, nos faz pertencer Igreja, Povo de Deus. Essa uma graa muito grande concedida por Deus a ns, por meio de Jesus. Nele, ns assumimos a mesma misso de Jesus: o compromisso com o Reino de Deus. Pelo batismo somos impulsionados a dizer: Eu creio, ns cremos. o sacramento por excelncia vocacional.

Com o batismo comea uma vida nova. A pessoa deixa de pertencer a si mesma, aos pais naturais e ao mundo, para pertencer a Deus e famlia dos filhos de Deus.

Doravante o ponto de referncia da vida da pessoa a vida da Trindade que nela habita e a conduz sua plena realizao, como diz So Joo: Amados, desde agora j somos filhos de Deus, embora ainda no se tenha tornado claro o que vamos ser. Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque ns o veremos como Ele 1 Jo 3,2.

Jesus torna-se o espelho de cada pessoa batizada, e cada uma se compromete a segui-lo, na obedincia ao Pai e sob inspirao do Esprito Santo. O centro da vida de Jesus foi o projeto de Deus, que a justia, cujo fruto a liberdade e a vida para todos. Cabe a cada um praticar o caminho dessa justia, fazendo da prpria vida e ao um testemunho a servio da liberdade e da vida pra todos.

Cada pessoa batizada , portanto, chamada a colaborar com o surgimento de um mundo novo e uma nova histria, nos quais vai se revelando, pouco a pouco, a face do Pai, cada vez mais tudo em todos. 1 Cor 15,28.

O batismo o primeiro e principal sacramento do perdo dos pecados, porque no une a Cristo morto por nossos pecados, ressuscitado para nossa justificao, para que tambm vivamos vida nova Rm 6,4. principio da f e fonte de todas as vocaes e nos recorda que todas as vocaes so um modo de viver, em cada estado de vida, a santidade a que todos os cristos so chamados na comunidade.

O batismo nos torna evangelizador. Jesus diz ao batizado: Ide por todo mundo e pregai o evangelho e no se voc quiser... Mt 28-19-20.

 

Existem trs tipos de Batismo:

Alm do Batismo da gua, o normal, existe ainda dois outros modos de recebermos o Batismo: o Batismo de sangue e o Batismo de desejo.

O Batismo de sangue recebido por uma pessoa que, sem nunca ter sido batizada, seja morta por defender a F catlica. Foi o caso de muitos mrtires que morreram por amor a Nosso Senhor Jesus Cristo.

E o Batismo de desejo recebido por uma pessoa que, sem ter como chegar at um Padre, morre sem poder receber o Batismo que desejava receber. Qualquer desses trs modos de receber o Batismo suficiente para nos dar a F e assim nos permitir ir para o Cu.

 

Frutos do Batismo

a) Batismo a porta de entrada para a comunidade e meio necessrio salvao, pelo menos em desejo. o sacramento da vida nova porque nos faz nascer para Deus. Este sacramento nos liberta do pecado original, nos torna filhos de Deus, irmos de Jesus Cristo, morada do Esprito Santo e membros do Corpo Mstico de Cristo que a Igreja. O batismo abre a porta para recebermos os outros sacramentos. o primeiro sacramento que recebemos.

b) Batizar mergulhar com os pecados na Graa de Deus e retornar sem eles. Conseqncias deste mergulho: perdo dos pecados, nova criatura, unio com DEUS e a Igreja, filhos de Deus, herdeiros do cu e certeza da ressurreio.

c) Batismo morte e ressurreio. Morte para o pecado, renascimento para a vida eterna. Em verdade, em verdade, eu te digo: quem no nascer da gua e do Esprito no entrar no reino de Deus (Jo 3,5). O Batismo imprime carter, isto , ele nos sela, nos marca para todo sempre, por isso, que s se batiza uma nica vez na vida. O Batismo irrevogvel. Voc pertence Jesus Cristo para sempre. Pelo batismo somos enxertados em Jesus - CIC 1227 (comentar aqui a renovao das promessas batismais)

 

Diretrizes Pastorais

Quem pode receber o batismo: Pode ser batizada toda pessoa ainda no batizada e somente ela (cn. 864).

 

Batismo de Crianas

A Igreja sempre batizou crianas e adultos. A prtica de batizar crianas atestada explicitamente desde o segundo sculo. Mas bem possvel que desde o incio da pregao apostlica, quando casas inteiras receberam o batismo, tambm as crianas fossem batizadas (cf. At 10,44-48).

Nascidas com uma natureza humana decada e manchada pelo pecado original, as crianas precisam do novo nascimento no batismo, a fim de serem libertadas do poder das trevas e transferidas para o domnio da liberdade dos filhos de Deus.

Toda criana tem direito ao sacramento do batismo, independentemente da situao civil dos pais (solteiros, amasiados, separados ou divorciados), mediante o compromisso dos pais e padrinhos de assumirem a formao crist da criana.

Filhos de pais que no tm a mesma religio, sendo um deles catlico e o outro no, podem ser batizados mediante pedido do casal ou apenas da parte catlica.

Uma criana no batizada, a partir dos sete anos, s pode ser aceita para o batismo aps receber instruo sobre as principais verdades da f, a pessoa de Jesus Cristo e o significado deste sacramento. O tempo da preparao depende da realidade de cada criana.

Os fetos abortivos, que estiverem vivos, sejam batizados enquanto possvel (Cn. 871).

 

Ministros do batismo

So ministros ordinrios do batismo o bispo, o presbtero e o dicono. Em caso de necessidade pastoral, ministros extraordinrios do batismo podero ser designados pelo bispo local, sem substituir os ministros ordinrios (Cf. CNBB, Doc. 19, Batismo de crianas, n 197-202 e Doc. 62, Misso e ministrio dos cristos leigos e leigas).

Em perigo de morte, qualquer pessoa movida por reta inteno pode administrar este sacramento (Cf. cn. 861,2).

Os procos sejam solcitos para que os fiis aprendam o modo certo de batizar (Cf. Cn 861,2).

 

Os Padrinhos

Cabe aos padrinhos, tanto quanto possvel, acompanhar o batizando adulto na iniciao crist e, junto com os pais, apresentar ao batismo o batizando criana (Cf. Cn. 872).

Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha; podendo-se tambm admitir apenas um padrinho ou uma madrinha (Cn. 873).

A escolha do padrinho ou madrinha deve ser feita pelos pais ou responsveis pela criana.

Se for adulto, cabe ao batizado a escolha.

Em situaes extraordinrias de falta de padrinho, o ministro do batismo pode tambm proceder escolha.

O padrinho/madrinha no pode ser o pai nem a me do batizando.

Deve ser catlico, fiel aos preceitos da Igreja e ter 16 anos completos ou maturidade suficiente, de acordo com o parecer do ministro ordinrio.

Um catlico, por motivo de parentesco ou amizade, pode servir de testemunha crist de uma pessoa que vai ser batizada numa Igreja crist no-catlica, desde que a mesma no tenha sido batizada na Igreja catlica.

De forma semelhante, um cristo no-catlico, ao lado de um padrinho catlico, pode servir de testemunha crist de uma criana que vai ser batizada na Igreja Catlica.

 

Preparao dos pais e padrinhos

Os pais, ao pedirem o batismo para a criana, esto pedindo para ela tambm a f, como aparece no rito de acolhida do batismo. Em vista da responsabilidade que assumem, devem ser adequadamente preparados pela comunidade.

A preparao para o Batismo seja feita de preferncia na parquia da qual participam os pais e os padrinhos, territorial ou de afinidade. A preparao se faz:

Na comunidade, fora dos momentos de celebrao, reunindo vrias famlias e padrinhos das crianas que sero batizadas, ou na casa do batizando, com a presena de membros da equipe da pastoral do batismo e do maior nmero possvel de familiares e dos padrinhos futuros do batizando.

 

Objetivos da preparao

A preparao dos pais e padrinhos, momento privilegiado do anncio de Jesus Cristo e de seu Evangelho, tem como objetivos:

Anunciar e testemunhar a alegria de seguir Jesus Cristo;

Transmitir o gosto de pertencer Igreja Catlica;

Dialogar com eles sobre a misso da Igreja;

Despertar, acender, reanimar ou intensificar a f;

Ajudar os que desconhecem a comunidade a conhec-la;

Procurar integrar as famlias na vida da comunidade;

Acolher e motivar as pessoas para a importncia da f na vida da famlia;

Acolher as esperanas e angstias dos pais e padrinhos;

Rezar com a famlia e padrinhos para agradecer o dom da vida da criana.

 

BATISMO EM OUTROS RITOS DA IGREJA CATLICA

So mutuamente reconhecidos os batizados nos diversos ritos existentes na Igreja Catlica.

Os catlicos de rito romano devem realizar o batismo no prprio rito.

 

VALIDADE DO BATISMO EM OUTRAS IGREJAS E COMUNIDADES ECLESIAIS

Sobre a validade do batismo em outras Igrejas e Comunidades Eclesiais, levando em conta os princpios estabelecidos pelo Diretrio Ecumnico, assim como a prtica das Igrejas atuantes no Brasil, podem ser dadas as seguintes orientaes:

Diversas Igrejas batizam, sem dvida, validamente; por essa razo, um cristo batizado numa delas no pode ser rebatizado, nem sequer sob condio. Essas Igrejas so:

Igrejas Orientais, que no esto em plena comunho com a Igreja catlica-romana, das quais, tanto as pr-calcedonianas quanto as ordodoxas. Pelo menos seis dessas Igrejas encontram-se presentes no Brasil, com sacerdotes e templos prprios. Deve-se, porm, atender ao fato de que, entre ns, a palavra ortodoxo no garantia de pertena a este grupo, pois usada tambm indevidamente por alguns grupos derivados da ICAB (= Igreja Catlica Apostlica Brasileira).

Igrejas vetero-catolicas, das quais houve outrora algumas parquias, mas atualmente parece que no existe, em nosso pas, nenhum grupo organizado. Contudo, o adjetivo vetero-catlico tambm usado abusivamente por grupos destacados da ICAB.

Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e todas as igrejas que formam parte da Comunho Anglicana;

Igreja Evanglica de Confisso Luterana no Brasil (IECLB)) e todas as Igrejas que se integram na Federao Luterana Mundial;

Igreja Evanglica Luterana do Brasil (IELB);

Igreja Metodista e todas as Igrejas que pertencem ao Conselho Metodista Mundial.

 

H diversas Igrejas nas quais, embora no se justifique nenhuma reserva quanto ao rito batismal prescrito, contudo, devido concepo teolgica que tm do batismo por exemplo, que o batismo no justifica e, por isso, no to necessrio -, alguns de seus pastores, segundo parece, no manifestam sempre urgncia em batizar seus fiis ou em seguir exatamente o rito batismal prescrito: tambm nesses casos, quando h garantias de que a pessoa foi batizada segundo o rito prescrito por essas igrejas, no se pode rebatizar, nem sob condio. Essas Igrejas so:

a)Igrejas presbiterianas;

b)Igrejas batistas;

c)Igrejas congregacionais;

d)Igrejas adventistas;

e)A maioria das Igrejas pentecostais;

f)Exrcito da Salvao. Esse grupo no costuma batizar, mas, quando o faz, realiza-o de modo vlido quanto ao rito.

 

H Igrejas de cujo batismo se pode prudentemente duvidar e, por essa razo, requer-se, como norma geral, a administrao de um novo batismo, sob condio. Essas Igrejas so:

a)Igrejas pentecostais que utilizam a frmula eu te batizo em nome do Senhor Jesus, como a Igreja Pentecostal Unida do Brasil, ou a Congregao Crist do Brasil (que a permite como alternativa tradicional frmula trinitria);

b)Igrejas Brasileiras, ou seja o conjunto de grupos (pelo menos, trinta diferentes). Embora no se possa levantar nenhuma objeo quanto matria ou forma empregadas por esses grupos, contudo, pode-se e deve-se duvidar da inteno de seus ministros.

 

BATIZAM INVALIDAMENTE

a)Mrmons: negam a divindade de Cristo, e introduzem um conjunto de crenas que conflitam por inteiro com a f crist;

b)Testemunhas de Jeov, que, mais do que um grupo cristo, deveriam ser consideradas como um grupo neo-judaico;

c)Cincia Crist: o rito que pratica, sob o nome de batismo, possui matria e forma certamente invlidas.

d)Certos grupos no propriamente cristos, como a Umbanda, que praticam ritos denominados de batismo, mas que se afastam substancialmente da prtica catlica.

 

Smbolos do Batismo

1.O nome Isto vem nos lembrar que Deus nos conhece pelo nome.

2.Sinal da Cruz O Padre traa no peito e na testa para significar que o batizando, pelo batismo, participa da morte libertadora de Jesus Cristo. a identidade do Cristo. Lembra a graa da redeno que Cristo nos proporcionou na Cruz.

3.A gua Purificao e vida nova. A gua batismal nos lava do pecado original e nos torna filhos de Deus e membros da Igreja. O Celebrante derrama gua na cabea do batizando pronunciando as palavras: Eu te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. O mais importante no Batismo a graa de Deus. A gua sinal de graa (sentido pleno), isto , purificao total.

4.A luz da vela a concretizao visual daquilo que Cristo para o mundo. Eu sou a luz do mundo (Jo8, 12). Aquele que ilumina, que revela o homem ao prprio homem. Aquele que ensina ao homem o que ele . Nos recorda tambm que Jesus est vivo, Jesus ressuscitou. A vela acesa simboliza a presena do Esprito na vida do batizando, simboliza tambm a f em Jesus ressuscitado. Ele vai iluminar o seu caminho na f, vai dar-lhe fora e coragem para segui-lo at mesmo no sofrimento.

5.O leo (fora) Lembra para o batizado, que a sua vida vai ser de luta para viver a fidelidade ao compromisso da f. Somos ungidos com leo, para lembrar que recebemos a fora de Deus para seguir a nossa vocao. Mas qual a nossa vocao? a de evangelizar.

6.A veste branca o que simboliza o branco? A veste branca expressa a pureza, a vida nova que recebemos no Batismo e que agora vamos viver. tambm sinal do Esprito Santo que nos purifica, perdoa e nos santifica.

7.No batismo recebemos a misso de sermos missionrios, isto , pregar a boa nova a todos que encontrarmos em nossos caminhos. A uno com o leo nos lembra tambm que pelo batismo, tornamos participantes do poder messinico (misso) de Cristo: Sacerdotal, Proftico e Real.

Sacerdotal- todo batizado sacerdote, isto , dever doar-se a favor dos irmos.

Proftico - isto , dever anunciar com coragem o Evangelho e denunciar todo tipo de erro.

Real isto , o batizado faz parte da realeza de DEUS.
Os protestantes criticam o nosso batismo, pois Cristo foi batizado j adulto. Como entender isso?

 

Quanto questo do batismo de Jesus, necessrio verificar que o batismo de Joo no era o mesmo que ns recebemos. O batismo de Joo era somente um batismo de penitncia, no era uma realidade definitiva Mt 3,11: Eu vos batizo...

Para explicar o batismo ainda pequenos podemos comparar com a circunciso Nele tambm fostes circuncidados....Repetidas vezes o NT nos apresenta famlias inteiras sendo batizadas, sempre existem crianas em uma casa At, 33b; At, 24-48; At, 15.

E ainda, podemos nos reportar Nova e Eterna Aliana, o batismo substitui a circunciso da Antiga Aliana, como rito de entrada para o povo escolhido de Deus. Ora, se o prprio Deus ordenou a Abrao circuncidar os meninos j no 8 dia depois do nascimento, sem exigir deles uma f adulta e livre escolha, ento no seria lgico recusar o batismo s crianas dos pais cristos, por causa de tais exigncias.

Tambm podemos comparar com os diversos cuidados que temos tais como: colgio, mdico, roupas, etc. por que queremos dar? Por que so coisas boas. Quem espera o filho crescer para que ele possa escolher o nome, o que ele quer fazer, etc...

E o que melhor na nossa vida? No a f. Pois bem, no batismo que nos dado a f. claro que s pode ser batizado aquele que cr, mas nos casos das crianas so batizadas na f dos pais e dos padrinhos ( claro que muita gente batiza por tradio. Cuidado com os crentes que podero te pegar)!

 

Ministros do Batismo

Os bispos, padres e diconos. Em caso de emergncia qualquer pessoa pode batizar mesmo sendo pag, desde que queira fazer o que a Igreja Catlica faz no Batismo, que use gua e diga as palavras da forma do Batismo. Dever derramar gua na cabea da pessoa e pronunciar as palavras: Fulano, Eu te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo.

Temos tambm o batismo no Esprito Santo que o envolvimento no Esprito Santo. Pelo Sacramento do batismo eu tenho o Esprito Santo. O Esprito Santo infundido em mim. Para simplificar podemos comparar com um vidro de perfume. O perfume contm a essncia e ao retirar a tampa o aroma se isala e invade o ambiente, isto a efusodo perfume.

 

Sacramento do Batismo

realizado em nome do Pai, Filho e Esprito Santo ( o prprio DEUS que realiza).

completo, perfeito, eficaz, definitivo, indelvel e s recebe uma vez.

a pessoa possui o Esprito Santo, ela conduz o Esprito Santo, isto , ela templo ou morada do Esprito santo.

infuso do Esprito Santo (de fora pra dentro, h entrega do Esprito Santo ao cristo)

O Sacramento do batismo nos faz discpulos. O sacramento do batismo nos faz discpulos.

 

Batismo no Esprito Santo

realizao conjunta de Deus e o homem, isto , com a deciso do homem.

incompleto, imperfeito, no definitivo e pode e deve acontecer varias vezes.

a pessoa possuda pelo Esprito Santo, Ela conduzida pelo Esprito Santo e o Esprito Santo est fora dela. Ele esta em volta dela.

Efuso (de dentro para fora) A pessoa se entrega, ela possuda e conduzida pelo Esprito Santo.

O batismo no Esprito Santo nos faz apstolos. Ex: Os Apstolos At 2,1-16; Ez 36,26.

Documentos necessrios para agendar o batizado?

1. Certido de Nascimento da criana

2. Comprovante do curso de pais e padrinhos

3. Taxa de batizado 40 reais (se puder).

4. Se acaso os pais moram em outra cidade, precisa de uma autorizao da parquia a qual pertena.

 

Quais so os dias para marcar o batizado?

Fazer a inscrio na secretaria paroquial de segunda a sexta-feira, das 8:00hs s 17:00hs, na semana do batizado.

O Batismo realizado todo 1 e 3 Domingo no Santurio So Francisco de Assis,logo aps a missa das 7:00hs.

 

Preparao de Batismo Para Pais e Padrinhos

Ms
Sexta
Sbado
Local
Horrio
Janeiro
13
24
Santurio
19H30
Fevereiro
10
25
Santurio
19H30
Maro
03
18
Santurio
19H30
Abril
07
22
Santurio
19H30
Maio
05
27
Santurio
19H30
Junho
02
24
Santurio
19H30
Julho
07
29
Santurio
19H30
Agosto
11
26
Santurio
19H30
Setembro
08
30
Santurio
19H30
Outubro
06
21
Santurio
19H30
Novembro
10
25
Santurio
19H30
Dezembro
-
09
Santurio
19H30
 
 
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