Penápolis, Sexta-Feira, 24/11/2017 PrincipalFale conosco
Busca
Principal Sobre o Santuário Os Freis Evangelho do dia Horários Notícias Fale conosco
 
Cadastre seu e-mail e receba uma mensagem de paz em sua caixa postal todas as semanas
Nome
E-mail
ENCONTRO DE PREPARAÇÂO AO CASAMENTO

Sempre preocupada com a formação de novas famílias, a Igreja instituiu o Encontro para Noivos, mais conhecido como “Curso de Noivos”. Não se trata de um curso onde se ensina a entrar e sair da Igreja ou como se portar no altar no dia do casamento. Não se trata também de treino ou ensaio para noivos, daminhas, padrinhos e acessórios.

A Igreja tem em vista dar um pouco de formação sobre a futura família e como administrar, diante de Deus, determinadas situações. Infelizmente temos que dizer que o “curso” é obrigatório. Vemos, tantas vezes, as carinhas dos noivos no início destes Encontros. Há um certo mal estar, umas caras mal humoradas, um descontentamento que chega até à agressividade no olhar. Algumas noivas, mais delicadas, fazem de tudo para que o noivo não demonstre tão claramente o seu descontentamento. E ele queria ir jogar futebol....

Lamenta-se que, para um passo que é para toda a vida, exista tanta resistência... Quando se trata de algo como desfile de trajes, arte culinária, há filas e reclamações porque o número de assistentes é maior do que o número acessível. E quando se trata de educação para o amor e para a vida....

É uma pena que o Encontro para Noivos sempre é procurado quando já está tudo pronto para o casamento, muitas vezes uma semana antes da cerimônia. Na prática, deveria ser realizado uns seis meses antes do casamento. Os noivos teriam então oportunidade para rever determinados valores, repensar os sentimentos e planejar mais a vida. Teriam oportunidade também para colocar Deus no projeto casamento. Quantos se casam na Igreja apenas por conveniência, por tradição, por ser ato social e que sai nos jornais... E Deus se torna um acidente de percurso.

O que é transmitido no Encontro para Noivos? Via de regra, assistimos palestras e testemunhos de casais cristãos, médicos, psicólogos e sacerdotes. É também uma oportunidade muito boa para conhecer mais jovens casais e formar amizades que duram, depois, por toda a vida. Todos os que lá estão participando buscam a mesma realidade, ou seja, a futura família.

Finalmente, é uma ocasião para encontrar Deus, conhecer a Comunidade e descobrir o próprio lugar, como novos casais, na vida da Igreja. Quantos e quantos casais de noivos se engajam nas atividades paroquiais e começam uma nova caminhada de felicidade. Pobre do casal de noivos que se casa sozinho, sem a Comunidade, sem Deus. Será uma eterna solidão a dois... Felizes os casais que se casam na Comunidade. Nunca estarão sozinhos, principalmente nos momentos difíceis.

 

MENSAGEM PARA OS NOIVOS
 
Aos noivos,
Casar é coisa séria que exige além do amor, maturidade, delicadeza, paciência, responsabilidade, companheirismo e até uma grande dose de bom humor.
Há quem ache que é tudo muito simples: — Se não der certo, é só separar e tentar de novo. Será tão fácil?
Um compromisso para a vida toda, para o que der e vier, pode ser coisa que assusta, porém é bom lembrar que: O homem é uma maravilhosa metade da raça humana, com direito a sentimentos, emoções e até momentos de fraqueza. É capaz de partilhar, perdoar e pedir desculpas. Sabe também respeitar o lado romântico do amor, sabe namorar sem esquecer que a menina que ele escolheu é gente. Sabe que a lealdade torna mais bonita qualquer relação a dois, seja namoro ou amizade.
A mulher é a outra maravilhosa metade da raça humana. Tem o mesmo valor do homem e merece o mesmo respeito. Ela é forte nas crises da vida, é capaz de desenvolver sua inteligência e seus talentos de acordo com sua vocação. Ela é a companheira do homem na construção de um mundo melhor.
Capaz de educar para uma vida mais justa, sem preconceitos. Enfim é a presença delicada a suavizar a vida.
E como é o sacramento do matrimônio?
É um momento muito importante, é a benção Divina que entra na vida do casal. É uma ocasião de festa, mas não pode ser apenas uma cerimônia bonita para ficar no álbum. É uma união celebrada diante dos amigos, dos parentes e da Igreja. Casar na Igreja é dizer à comunidade em que vivemos e a Deus que:
— "Agora somos dois, juntos para sermos melhores e mais fortes com a ajuda e a graça de Deus".
E aí começa uma nova caminhada, um projeto de vida que deve sei renovado todos os dias.
A Equipe do Curso de Noivos deseja a vocês toda a felicidade que merecem 

 CURSO DE NOIVOS 

  

MÊS
DIAS DO MÊS
FEVEREIRO
06 e 07
MAIO
20 e 21
AGOSTO
19 e 20
NOVEMBRO
18 e 19

HORÁRIO

SÁBADO

das 14:00hs às 18:30hs
DOMINGO
das 08:00hs às 12:00hs
LOCAL
Salão Paroquial do Santuário

TAXA: R$ 30,00 POR CASAL

Obs. É obrigatória a presença do Casal nos dois dias!

 COORDENADORES: Gustavo e Elizangela

 
 
Principal Sobre o Santuário Os Freis Galeria de Fotos Horários Notícias Fale conosco  
 

Este site foi visitado 227707 vezes.

© 2009 Santuário São Francisco de Assis - Penápolis. Todos os direitos reservados.