Penápolis, Sexta-Feira, 24/11/2017 PrincipalFale conosco

CCP - CONSELHO COMUNITÁRIO
CONSELHO COMUNITÁRIO DE PASTORAL (CCP)

O Conselho Comunitário de Pastoral (CCP) é o instrumento que a comunidade possui para melhor viver, experimentar e espelhar nosso Deus Trindade. É a célula vital de coordenação, integração e animação da Comunidade-Igreja. Garante o espírito de comunhão e participação da comunidade eclesial e o êxito de todos os eventos, realizações e atividades, bem como a partilha da responsabilidade financeira.

O Conselho serve para:

Garantir o bom andamento da comunidade, o crescimento na fé, a organização pastoral, mantendo viva a esperança e, sobretudo, a convivência participativa e fraterna;

Convocar e Coordenar as Assembléias Comunitárias;

Encaminhar e acompanhar as decisões da Assembléia, através da elaboração e acompanhamento do plano de ação pastoral, tendo presente as orientações da Diocese e as necessidades da comunidade;

Providenciar conjuntamente com a Equipe Administrativa, os recursos necessários para garantir o bom andamento dos serviços e decidir sobre a aplicação dos recursos da Comunidade-Igreja;

Cuidar da formação dos participantes do conselho;

Explicar e conscientizar os integrantes dos diversos serviços, pastorais e movimentos sobre a importância e função do Conselho na comunidade;

Organizar encontros de formação na Comunidade e encaminhar as lideranças para cursos de formação na área, região e Diocese;

Ser um elo de ligação e integração de todos os serviços, bem como da Comunidade-Igreja com as Comunidades, Paróquia, Região de Pastoral e Diocese;

Articular a participação da Comunidade-Igreja nas lutas pela promoção humana e social;

Integrar a Comunidade-Igreja com as demais entidades atuantes no bairro ou região para somar forças nas lutas comuns a serviço da vida;

Rezar, contemplando os acontecimentos (conquistas e dificuldades que surgem), como momentos especiais da revelação de Deus na comunidade;

Acreditar e manter viva a fé de que o centro da comunidade é a pessoa e projeto de Jesus Mestre e Pastor e que somos instrumentos para realizar a vontade da Trindade.

Espiritualidade da comunhão: Antes de planejar iniciativas concretas, é preciso promover uma espiritualidade da comunhão. Espiritualidade de comunhão significa ter o coração voltado para o mistério da Trindade.
Significa a capacidade de sentir o irmão de fé como «um que faz parte de mim»... É ainda a capacidade de ver, acima de tudo, o que há de positivo no outro... Por fim, espiritualidade da comunhão é saber «criar espaço» para o irmão, levando «os fardos uns dos outros» e rejeitando as tentações egoístas que sempre nos insidiam e geram competição, suspeitas, ciúmes.

Critérios para ser participante: É importante que os membros do Conselho sejam pessoas de fé, acreditem e participem ativamente da comunidade eclesial. Tenham capacidade de relacionamento acolhida e diálogo e se esforcem para trabalhar em equipe. É importante ter uma visão aberta a todas as necessidades da própria comunidade e de todas as comunidades, numa dimensão missionária, sem fronteiras. Necessariamente devem ser indicados pelos grupos que representam. O número vai depender de cada comunidade e das pessoas que atuam em cada setor da Pastoral.