Penápolis, Segunda-Feira, 15/07/2019 PrincipalFale conosco

São Pedro

Vida de So Pedro

Pedro, cujo nome era Simo, era natural de Betsaida, povoao na Galilia, s margens do lago de Genesar, tambm conhecido como mar de Tiberades. Era filho de Jonas e pescador de profisso. Tinha, juntamente com seu irmo Andr e com Tiago e Joo, filho de Zebedeu, uma pequena frota de barcos pesqueiros.

Como as pescas eram temporrias e os pescadores do mar da Galilia tinham tempo livre durante a baixa estao, presume-se que foi durante um desses perodos que Andr, indo ao encontro de Joo Batista no rio Jordo, encontrou Jesus. "Vi o messias", disse Andr ao irmo. E Simo, que tinha um temperamento vivo e ardente e era muito religioso, no sossegou enquanto Andr no o levou at Jesus.

Simo era de temperamento autoritrio, impulsivo, sempre entusiasmado embora s vezes desanimasse com facilidade. Mas era tambm franco, bondoso e extremamente generoso. E Jesus, que era um exmio "conhecedor" de homens, aps olhar longamente para ele diz: "a partir de hoje voc vai se chamar Pedro". Mudar o nome para outro mais significativo era freqentemente mudar de orientao e de modo de viver. E foi assim que Simo, o pescador da Galilia, deixou para trs toda uma histria de vida e iniciou outra vida e uma nova histria: agora no mais como Simo, mas como Pedro, o pescador de homens.

verdade que Pedro publicamente renegou a Jesus por trs vezes. Mas verdade tambm que por vrias vezes publicamente professou sua f. "Aonde iremos, Senhor, se s tu tens palavras de vida eterna?" "tu o cristo, o filho do deus vivo". "senhor, tu sabes que te amo".

Pedro era a pessoa chave no grupo dos doze e em vrias ocasies Jesus o distinguiu com um favor especial. quase certo que esteve presente nas bodas de Can. Foi testemunha da gloriosa transfigurao do Senhor, no monte Tabor; e foi ele que, em companhia de Joo, foi encarregado de preparar o cenculo, para a celebrao da Pscoa ou a ltima Ceia.

uando Jesus foi preso, apenas Pedro, em companhia de Joo, teve a coragem de segui-lo. Reconhecido, porm, como um dos discpulos, negou que conhecesse tal homem. Mas nem essa trplice negao, chorada amargamente por ele, nem a dor e o arrependimento, traduzidos num copioso pranto, diminuram sua confiana e seu amor ardente pelo mestre. Tambm o mestre no diminuiu sua ternura pelo discpulo que lhe era to caro. Ao contrrio, demonstrou-a claramente nas perguntas que lhe dirigiu junto ao mar de Tiberades, poucos dias antes de sua ascenso: "Pedro, tu me amas?". E aps a resposta afirmativa, com estas palavras "apascenta meus cordeiros", Jesus o confirmou no primado da igreja e lhe entregou todo o rebanho.

Depois de muitas labutas e sofrimentos, depois de entregar e empregar a vida em fazer o mundo conhecer e amar a Jesus cristo, depois de contribuir para estabelecer a igreja em todo o universo, Pedro viu finalmente chegar o seu fim na terra. Corria o ano de 64 e ele se encontrava encarcerado. Tiraram-no do crcere e o levaram para ser crucificado, mas ele conseguiu que os carrascos o pregassem na cruz de cabea para baixo porque no se achava digno de ser tratado como seu divino mestre.

A festa de so Pedro, juntamente com a de so Paulo, foi colocada no dia 29 de junho provavelmente para ocupar o lugar de uma antiga celebrao pag que comemorava nesse dia a festa dos mitos Rmulo e Remo, considerados os pais da cidade de Roma.

Orao

glorioso So Pedro, Prncipe dos Apstolos, a quem o Senhor Jesus escolheu para ser o fundamento da Igreja, entregou as chaves do Reino dos Cus e constituiu Pastor universal dos fiis, queremos ser sempre vossos sditos e filhos. Confiantes na Palavra do Senhor, que vos concedeu o encargo de confirmar os irmos na f, nos conceda a graa de, diante da diversidade das opinies dos homens, saber professar com firmeza a nossa f em Cristo, Filho de Deus, e permanecer naquele fervoroso amor a Jesus, que por trs vezes proclamastes aps a ressurreio. Fazei que sejamos fiis aos ensinamentos do evangelho, a fim de permanecermos unidos no rebanho do Senhor, sob a vossa guarda, e no amor ao Santo Padre, o Papa, vosso legtimo sucessor, a fim de que, aps o tempo desta vida, possamos nos unir para sempre Igreja triunfante no cu. Amm!