Penápolis, Segunda-Feira, 15/07/2019 PrincipalFale conosco

Capela Rural do Saltinho do Lageado

Santo Antnio, doutor da Igreja

Conheceu a famlia dos Franciscanos, encantou-se pelo testemunho dos mrtires em Marrocos, e levou uma vida itinerante na santa pobreza.

Neste dia, celebramos a memria do popular santo doutor da Igreja que nasceu em Lisboa, no ano de 1195, e morreu nas vizinhanas da cidade de Pdua, na Itlia, em 1231, por isso conhecido como Santo Antnio de Lisboa ou de Pdua. O nome de batismo dele era Fernando de Bulhes y Taveira de Azevedo.

Ainda jovem pertenceu Ordem dos Cnegos Regulares, tanto que pde estudar Filosofia e Teologia, em Coimbra, at ser ordenado sacerdote. No encontrou dificuldade nos estudos, porque era de inteligncia e memria formidveis, acompanhadas por grande zelo apostlico e santidade. Aconteceu que em Portugal, onde estava, Antnio conheceu a famlia dos Franciscanos, que no s o encantou pelo testemunho dos mrtires em Marrocos, como tambm o arrastou para a vida itinerante na santa pobreza, uma vez que tambm queria testemunhar Jesus com todas as foras.

Ao ir para Marrocos, Antnio ficou to doente que teve de voltar, mas providencialmente foi ao encontro do Pobre de Assis, o qual lhe autorizou a ensinar aos frades as cincias que no atrapalhassem os irmos de viverem o Santo Evangelho. Neste sentido, Santo Antnio no fez muito, pois seu maior destaque foi na vivncia e pregao do Evangelho, o que era confirmado por muitos milagres, alm de auxiliar no combate Seita dos Ctaros e Albigenses, os quais isoladamente viviam uma falsa doutrina e pobreza. Santo Antnio serviu sua famlia franciscana atravs da ocupao de altos cargos de servio na Ordem, isto at morrer com 36 anos para esta vida e entrar para a Vida Eterna.
Santo Antnio, rogai por ns!

RESPONSRIO:
Se milagres desejais, Contra os males e o demnio, Recorrei a Santo Antnio, E no falhareis jamais. Pela sua intercesso, Foge a peste, o erro e a morte, Quem fraco fica forte, Mesmo o enfermo fica so. Rompem-se as mais vis prises, Recupera-se o perdido, Cede o mar embravecido, No maior dos furaces. Penas mil e humanos ais, Se moderam, se retiram; Isto digam os que viram, Os paduanos e outros mais. Rogai por ns Santo Antnio, Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.