Penápolis, Segunda-Feira, 15/07/2019 PrincipalFale conosco

Santuário São Francisco de Assis

Santurio So Francisco

A Parquia

At ento, a cidade no constitua ainda uma parquia, isto , comunidade autnoma, com um proco. Foi erigida em Parquia no dia 31 de maio de 1925, por Decreto cannico do Bispo diocesano de Botucatu, Dom Carlos Duarte Costa. Aos 21 de junho, Frei Afonso de Condino tomou posse como vigrio, embora Fr. Felicssimo fosse o superior.

At 1909 Penpolis era um povoado chamado Santa Cruz do Avanhandava. A 17 de novembro de 1909 o povoado torna-se Distrito de Paz e passa a chamar-se Penpolis, em homenagem ao Presidente da Repblica, Afonso Augusto Morais Pena. At ento, a cidade no constitua ainda uma parquia, isto , comunidade autnoma, com um proco. Foi erigida em Parquia no dia 31 de maio de 1925, por Decreto cannico doBispo diocesano de Botucatu, Dom Carlos Duarte Costa. Aos 21 de junho, Frei Afonso de Condino tomou posse como vigrio, embora Fr. Felicssimo fosse o superior.

A parquia foi a nica na cidade at 1997. O Provincial Frei Sermo Dorizotto, autorizou o bispo diocesano D. Irineu Danellon a criar na cidade quantas parquias quisesse. E assim comeou o processo de esquartejamento da parquia e da cidade. Dom Irineu foi criando uma srie de parquias para abrigar os padres que, sem critrio nenhum, ia acolhendo na diocese.

No dia 19 de outubro de 1997, por Decreto do Sr. Bispo Diocesano de Lins, Dom Irineu Danelon, foi instalada a nova Parquia de Santa Teresinha, no Bairro Santa Teresinha, confiada ao Padre Gilberto Moreno das Neves, diocesano.

Posteriormente, no dia 4 de maro de 2001, tambm por Decreto do Sr. Bispo Dom Irineu, foi instalada outra Parquia: a da Sagrada Famlia, no Bairro Eldorado, popular Mutiro, tendo designado como Proco o Padre Antonio de Souza Carvalho, diocesano.

No dia 11 de agosto de 2008, Dom Irineu instituiu a Parquia Santa Clara, no Jardim Del Rei, assumindo como Proco Pe. Joaquim de Brito, diocesano.

Aos 25 de janeiro de 2011, Dom Irineu assniou o decreto de ereo da Parquia So Jos, na Cidade Jardim e nomeou como proco Pe. Fbio Alves de Oliveira. E, finalmente, no dia 15 de maio de 2015, contrariando todas as consultas, o bispo diocesano D. Irineu Danelon criou a Parquia Santa Rita, no jardim Pevi e nomeou como primeiro proco o Padre Fbio fabretti.

A atuao dos Capuchinhos resume-se em urbanizao, evangelizao e civilizao de um povoamento que se iniciava. No se conta a histria da cidade sem mencionar aos Capuchinhos e Parquia.

A parquia So Francisco de Assis, apesar de ter sido desmembrada, atende mais grande da cidade. Temos 07 comunidades urbanas, as quais so: Santurio So Francisco de Assis, Nossa Senhora de Ftima, Nossa Senhora Aparecida, Bom Jesus, So Pedro, So Joo, So Sebastio. E 03 rurais: Saltinho do Gallinari, Araponga e Paraguai.

Na parquia funcionam 23 pastorais e movimentos em todas as dimenses catequticas e humanas: Acolhida, Batismo, Bblica, Carcerria, Catecumenato para adultos, Catequese, Coroinhas, Pastoral da Criana, Crisma, Dzimo, Familiar, Litrgica, Ministros da Eucaristia, Curso de noivos, Palavra e Exquias, PASCOM, Juventude, Sade, Amor exigente, Apostolado da orao, CEBs, ECC, Legio de Maria, Cursilho, Ordem Franciscana Secular, RCC e os Vicentinos. Todo este trabalho torna a parquia So Francisco de Assis uma referncia para a cidade e a regio. Apesar de termos 4 parquias na cidade, todos acorrem a ns. Pela nossa histria na cidade e pela constante disponibilidade.

Por isso, a presena dos Franciscanos Capuchinhos na regio noroeste do Estado um fato de fundamental importncia para a histria e para a religio. No se pode falar da histria de Penpolis sem falar dos Franciscanos Capuchinhos. Eles so parte integrante dessa histria; so a sua prpria raiz.

Os Frades trabalharam na evangelizao de toda a regio. Por seu trabalho pioneiro foram os fundadores de Lins, Avanhandava, Penpolis, Birigui e Araatuba. Sua presena apostlica e missionria foi sentida at Trs Lagoas e em toda a regio dos rios Feio e Paran. Tiveram grande importncia nos contatos com os ndios da regio.

Eles foram os primeiros a criarem escolas nesta distante regio. O Colgio So Francisco, que formou geraes e geraes de estudantes, continua at hoje, embora tenha mudado o nome para OCEU Positivo e passado tambm para as mos de antigos professores.

Os freis incentivaram os leigos no trabalho da imprensa e fundaram um jornal local, chamado A Sentinela.

Frei Domingos de Riese, era perito em construes, orientou o primeiro traado da cidade e elaborou as plantas para construo da igreja e do Convento atuais.

Frei Mansueto Valfloriana foi grande missionrio entre os ndios kaigangs. Elaborou a primeira gramtica em lngua kaigang e o primeiro dicionrio kaigang-portugus-kaigang.

Essas obras, de grande alcance histrico e cientfico, foram publicadas pelo Instituto Histrico e Geogrfico do Brasil.

Os Freis preocuparam-se com a sade da pequena comunidade e por isso incentivaram e orientaram a criao de uma Santa Casa de Misericrdia local, bero da atual.

A atuao dos Freis em Penpolis e em toda a regio j foi objeto de estudos de vrios pesquisadores de Histria. O ltimo trabalho foi a pesquisa do professor Rodolfo Frank, que elaborou tese sobre a presena dos Capuchinhos na Noroeste. A tese foi defendida na Faculdade de Histria da UNESP, em Assis.

O Santurio, segundo Dom Mauro Moreli, bispo emrito de Duque de Caxias, a igreja me da diocese de Lins, Araatuba e Marlia.