Penápolis, Sábado, 20/01/2018 PrincipalFale conosco

5 ª 28 29 30 31

Jesus cura outros doentes - Mc 3,7-12 - 20/01

Texto:
Jesus e os discípulos foram até o lago da Galiléia. Junto com ele ia muita gente da Galiléia, da Judéia, de Jerusalém, da Iduméia, do lado leste do rio Jordão e da região de Tiro e de Sidom. Todos iam ao encontro de Jesus porque ouviam falar a respeito das coisas que ele fazia. Jesus pediu aos discípulos que arranjassem um barco para ele a fim de não ser esmagado pela multidão. Pois ele estava curando tanta gente, que todos os doentes se juntavam em volta dele para tocá-lo. E as pessoas que tinham espíritos maus, ao verem Jesus, caíam aos pés dele e gritavam: - O senhor é o Filho de Deus! Mas Jesus proibiu duramente os espíritos de dizerem quem ele era.

Comentário: Marcos apresenta-nos um sumário da atividade de Jesus à margem do mar da Galileia. O mar simboliza a abertura do ministério de Jesus para os territórios gentílicos, no além-mar. Chamam a atenção, nesta narrativa, as multidões vindas dos territórios vizinhos ao seu encontro. Marcos assinala, assim, o ministério de Jesus como dirigido a todos os povos, não restrito ao exclusivismo do Judaísmo. Dentre as multidões, encontram-se alguns com "espíritos impuros", como o homem na sinagoga de Cafarnaum. Esses espíritos identificam Jesus com o "Filho de Deus". Contudo, há o risco de ser confundido, pelos judeus, com um messias poderoso para restaurar o reino de Israel. Jesus o rejeita. Marcos, no desenvolvimento de seu evangelho, vai progressivamente levando as comunidades a compreenderem quem é Jesus de Nazaré, na sua humanidade e humildade, comunicando amor e libertando, abrindo o caminho da comunhão de vida eterna com o Pai.