Penápolis, Quinta-Feira, 18/10/2018 PrincipalFale conosco

5 ª 28 29 30 31

O Reino de Deus está próximo de vós - Lc 10,1-9 - 18/10

Texto:
Depois disso o Senhor escolheu mais setenta e dois dos seus seguidores e os enviou de dois em dois a fim de que fossem adiante dele para cada cidade e lugar aonde ele tinha de ir. Antes de os enviar, ele disse: - A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da plantação que mande trabalhadores para fazerem a colheita. Vão! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos. Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias. E não parem no caminho para cumprimentar ninguém. Quando entrarem numa casa, façam primeiro esta saudação: "Que a paz esteja nesta casa!" Se um homem de paz morar ali, deixem a saudação com ele; mas, se o homem não for de paz, retirem a saudação. Fiquem na mesma casa e comam e bebam o que lhes oferecerem, pois o trabalhador merece o seu salário. Não fiquem mudando de uma casa para outra. - Quando entrarem numa cidade e forem bem recebidos, comam a comida que derem a vocês. Curem os doentes daquela cidade e digam ao povo dali: "O Reino de Deus chegou até vocês."

Comentário: Lucas, autor de um dos evangelhos sinóticos e tido, também, como autor do livro dos Atos dos Apóstolos, apresenta, em seu evangelho, várias características que lhe são próprias. Assim temos o paralelo da narrativas de infância de João Batista e Jesus, o caráter universalista do anúncio de Jesus, o acento na misericórdia de Deus revelada em Jesus, a denúncia da riqueza e do escândalo do contraste entre ricos e pobres, a oração freqüente de Jesus, e dom e a presença do Espírito Santo na vida de Jesus e nas primeiras comunidades. O evangelho de hoje, sobre o envio de outros setenta e dois discípulos, é exclusivo de Lucas, e mostra a ação missionária mais abrangente do que o envio dos doze apóstolos, tendo um caráter mais universalista. Os missionários, despojados de bens pessoais, testemunham o abandono nas mãos de Deus e a confiança na acolhida de muitos que encontrarão pelo caminho.