Penápolis, Sábado, 16/02/2019 PrincipalFale conosco

5 ª 24 25 26 27 28

Jesus e o cego de Betsaida - Mc 8,22-26 - 16/02

Texto:
Depois Jesus e os discípulos chegaram ao povoado de Betsaida. Algumas pessoas trouxeram um cego e pediram a Jesus que tocasse nele. Ele pegou o cego pela mão e o levou para fora do povoado. Então cuspiu, passou a saliva nos olhos do homem, pôs a mão sobre ele e perguntou: - Você está vendo alguma coisa? O homem olhou e disse: - Vejo pessoas; elas parecem árvores, mas estão andando. Jesus pôs outra vez as mãos sobre os olhos dele. Dessa vez o cego olhou firme e ficou curado; aí começou a ver tudo muito bem. Em seguida, Jesus mandou o homem para casa e ordenou: - Não volte para o povoado!

Comentário: Temos aqui uma narrativa bem característica do evangelista Marcos, rica em detalhes, destacando os toques, particularmente no uso da saliva. Ele a introduz como prefácio da caminhada de Jesus com os discípulos de Cesareia de Filipe até Jerusalém. Nessa caminhada destaca-se a falta de compreensão dos discípulos, principalmente por identificarem Jesus com o messias poderoso do Judaísmo. Betsaida é uma cidade no limite dos territórios gentílicos ao norte do mar da Galileia. O cego do texto é totalmente passivo e lento em recuperar a visão. Primeiro começa a ver as pessoas, porém sem iniciativa, como árvores andando. É a insistência de Jesus que o fará enxergar perfeitamente, vendo tudo claramente. Jesus tira-o do povoado e recomenda-lhe que não volte. Tal referência ao povoado pode ser uma associação à doutrina do Judaísmo, com sua expectativa messiânica de poder e glória nacionalista, com a qual Jesus decididamente não se identificava. Aqueles que passaram a enxergar a verdadeira missão libertadora de Jesus não devem retroceder a vê-lo como um líder revestido de poder, distante do povo e opressor.