Evangelho - Ano a
5 ª 25 26 27 28 29 30

Filho de Davi, tem compaixão de mim - Lc 18,35-43 - 14/11

Texto:
Quando Jesus se aproximou de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmola. Ouvindo a multidão passar, perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe: "Jesus Nazareno está passando". O cego então gritou: "Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!" As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: "Filho de Davi, tem compaixão de mim!" Jesus parou e mandou que lhe trouxessem o cego. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou: "Que queres que eu te faça?" O cego respondeu: "Senhor, que eu veja". Jesus disse:" Vê! A tua fé te salvou". No mesmo instante, o cego começou a enxergar de novo e foi seguindo Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu glória a Deus.

Comentário: Aproximando-se de Jerusalém, a cerca de 20 quilômetros da cidade, Jesus passa por Jericó. A margem do caminho estava sentado um esmoler cego. Quando o cego pergunta o que estava acontecendo, respondem-lhe mencionando Jesus Nazareno. Contudo o cego grita, não por Jesus Nazareno, mas por Jesus Filho de Davi. A sua cegueira e a sua indigência estão no seu atrelamento à ideologia de poder davídico-judáica. Vê em Jesus um messias nacionalista poderoso e não o homem portador e comunicador do amor divino que ilumina, liberta e comunica vida. Jesus acolhe este cego que quer ver, e, diante de sua fé, o ilumina, restituindo-lhe a visão e sua própria compreensão de Jesus. Nesta narrativa o cego simboliza, também, os discípulos que ainda vêm Jesus como messias poderoso. É necessário desfazer-se desta visão, para a verdadeira compreensão de Jesus, simples e humilde, vulnerável à morte, chamando a todos à participação na sua vida divina e eterna.